Este blogue, que foi criado com o intuito de divulgar o dia-a-dia do Grupo Desportivo e Cultural Cristina, de Arcozelo, em 27 de Janeiro de 2007, chegou ao fim. A partir desta data não haverá qualquer actualização do mesmo.
Força Cristina!
quarta-feira, outubro 12, 2011
quarta-feira, agosto 10, 2011
Rabazolas é o novo treinador do Cristina
O Grupo Desportivo e Cultural Cristina já encontrou o substituto de Chico “Baixinho” para comandar os destinos da equipa arcozelense na próxima temporada. A escolha recaiu sobre Rabozolas, técnico que na época passada esteve ao serviço do Creixomil. O novo treinador disse ao JB que espera fazer “um bom campeonato” e vai tentar “melhorar a classificação do ano anterior”. “Sei que vão haver muitas equipas que se reforçaram bem e que vai ser difícil. Mas com o meu empenho, com o empenho da direcção e dos jogadores, penso que poderemos e temos equipa para ficar nos cinco primeiros lugares”, afirmou Rabazolas.
Quanto a possíveis reforços, o treinador lembra que com o plantel actual vai conseguir fazer “alguma coisa” mas… “se juntar alguns reforços, e já falei com a direcção sobre isso, podemos ter bons resultados”.
Fonte: Jornal de Barcelos
terça-feira, junho 21, 2011
Chico Baixinho já não é treinador do Cristina
O Cristina e o treinador Chico Baixinho chegaram a acordo e puseram fim a uma ligação de três anos. O técnico, que levou a turma de Arcozelo ao título da II Divisão, já tinha abandonado o clube a meio da época por motivos profissionais. O emblema de Arcozelo procura, agora, um substituto para comandar a equipa para a próxima temporada. A direcção do clube agradece a Chico Baixinho todo o empenho e os feitos ao serviço dos arcozelenses, e desaja-lhe a maior sorte do mundo para as novas etapas da sua vida.
quarta-feira, maio 11, 2011
26.ª JORNADA: Águas Santas 3-4 Cristina
Acabou a época. No último jogo do campeonato, o Cristina venceu o Águas Santas, de Rio Covo Santa Eulália, em Remelhe, por 3-4 (1-2 ao intervalo). Com os três pontos amealhados, os arcozelenses somaram 32, recuperando, assim, o oitavo lugar na tabela classificativa. A I Divisão do Popular 2010/11 teve como campeão o Carapeços e os despromovidos foram o S. Martinho, Águas Santas e Paradela.
O jogo de domingo teve um pouco de tudo: sete golos, dois penáltis e cinco expulsões...
Cedo Rui fez o 0-1, que indiciava uma partida fértil em golos. Aos 15', é o Águas Santas a ficar perto do golo, com o n.º10 a surgir isolado e a tocar por cima de Sá Pereira, porém, sem pontaria. Mas, aos 22', é o Cristina a aumentar a contagem para 0-2, com um bis de Rui (em toda a prova, nenhum jogador cristinista havia marcado mais de um golo num desafio!). André Rego bateu um livre cruzado, não tendo o guarda-redes dos locais 'encaixado' o esférico; Rui, com a baliza toda à sua disposição, encostou para as redes. À meia hora de jogo, foi Tonny a rematar, à entrada da área, em jeito mas ao lado. E volvidos quatro minutos, os de Santa Eulália reduziram, pela cabeça do n.º7, após livre cobrado pelo n.º9, 1-2. O Cristina ainda tentou repor a diferença de dois golos antes do intervalo, mas na sequência de um canto movimentado por André Rego, Rui acertou na baliza... pelo lado de fora.
Já no segundo tempo (48'), uma reposição de bola do 'keeper' cristinista Sá Pereira foi mal sucedida, mas o n.º9 do Águas Santas tentou um 'chapéu', curto, que Sá neutralizou. Então, aos 58', Zé do Pau, acabado de entrar, progrediu pela ala direita e, já quase sem ângulo, e frente ao guardião visitado, atirou a contar, 1-3. No minuto seguinte, o n.º7 do Águas Santas correu isolado mas Sá Pereira saiu-lhe aos pés com valentia. Aos 70', Zé do Pau é agredido pelo guarda-redes, dentro da área do Águas Santas, o que obrigou o árbitro a expulsar o n.º1 dos da casa e a assinalar penálti! O próprio Zé do Pau bateu o penálti, porém, o guarda-redes improvisado (foi um jogador de campo, o n.º6, para a baliza, pois o Águas Santas não tinha um único suplente! - só operou uma substituição, e no intervalo) defendeu o remate do cristinista. Dois minutos depois, mais expulsões! Rui foi injustamente expulso, pois foi interpelado de forma agressiva por um opositor (n.º8) sem responder na mesma 'moeda'. Os dois foram tomar banho mais cedo e o 'caldo estava entornado'... De seguida, aos 80', Chusca travou a corrida de um oponente, que entrava na grande área de Sá Pereira. O árbitro teve dúvidas se a falta foi fora ou dentro da área, mas decidiu assinalar penálti e admoestar, com vermelho directo (o quarto do desafio!), o defesa do Cristina. Na conversão, o n.º10 bateu Sá Pereira, 2-3. Aos 81' e 82', o capitão arcozelense viu dois cartões amarelos; mais uma vez, o árbitro parece ter sido zeloso em excesso, novamente em desfavor do Cristina, e Osso também teve que abandonar o campo. Agora os de Arcozelo jogavam com menos um homem e o Águas Santas atacava, procurando o empate, que quase surgiu em duas ocasiões: aos 88', o n.º3 cruzou e o n.º10, solto ao segundo poste, atirou por cima; depois, aos 90', de novo o n.º10, viu Sá Pereira, corajoso, agarrar uma bola perigosíssima. Na sequência dessa oportunidade, a bola foi lançada em profundidade para o meio campo do Águas Santas, aproveitando Zé do Pau para bisar (também ele!), batendo o desamparado e improvisado guarda-redes, 2-4! Contudo, o duelo não terminaria sem mais um golo dos visitados, aos 91', pelo n.º9, 3-4. E aos 92', o n.º10, estorvado por Silva, ainda rematou cruzado ao lado da baliza defendida por Sá Pereira, mas a vitória seria arcozelense! Até à próxima época!
Sérgio Filipe Silva
__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Hélder; Pirikito; Silva; Marco; Osso; Ivo Bota; Tonny; Serginho; André Rego; Rui.
Jogaram ainda: Chusca; Zé do Pau; Zé Paula; Miguel; Góios.
Não utilizados: João (GR).
Marcador: Rui (2); Zé do Pau (2).
Melhor em jogo: Zé do Pau.
quinta-feira, maio 05, 2011
25.ª JORNADA: Cristina 2-6 Carapeços
Está quase a terminar a época 2010/11 para o Cristina (falta apenas uma jornada), um ano que, pese algumas dificuldades, correu de forma regular. O primeiro objectivo, a manutenção, foi assegurado com segurança (aliás, em nenhum momento os arcozelenses estiveram abaixo da 'linha d'água') e o segundo, a melhor classificação possível, ainda está em aberto. Com a derrota na recepção ao Carapeços (2-6), o Cristina desceu um posto, para nono, mas com os mesmos pontos do Pereira, oitavo, por isso, se os arcozelenses vencerem o último embate, contra o Águas Santas, no campo deste, poderão voltar ao oitavo lugar. No jogo de domingo, no pelado de St.ª Eugénia, correu tudo mal ao Cristina, a começar no tempo (bastante chuvoso) e a acabar nos erros defensivos e no desperdício atacante que, contra o campeão, foram fatais. Mas os da casa até foram sempre bastante mais ofensivos. Ao intervalo, os arcozelenses já perdiam 1-3 e o segundo período teve o mesmo resultado do primeiro, acabando o jogo em 2-6.
Foi o Cristina a entrar mais rematador no encontro, com Dantas a atirar de longe (5'), para defesa do guarda-redes carapecense, e de livre (6'), por cima da baliza. Aos 8', foi Tonny, já dentro da área, a rematar cruzado, porém, ao lado; e aos 11', Marco, assistido por Ivo Trilho, também tentou finalizar com sucesso. Êxito que conseguiria o Carapeços, no minuto seguinte, pelo n.º8, em conclusão no interior da grande área cristinista. E aos 14', aqueles que na passada ronda confirmaram o título de campeões, fizeram o 0-2. O n.º7, desmarcado pela direita, atirou cruzado para a baliza do guardião Sá Pereira. Passados dois minutos, os da casa reagiram, por Rui, que efectuou um disparo frontal, que contudo o guarda-redes anulou. Todavia, no minuto seguinte, o Cristina reduziria, por Caixas, no interior da área, assistido por Serginho, 1-2. Aos 21', é de novo Caixas a ter boa jogada, a cruzar para Tonny desviar, embora por alto. Aos 23', Ivo Trilho aplicou um pontapé de longe, mas o guardião estava atento. E atento continuou, pois aos 25' defendeu remate de Marco, de dentro da área. No entanto, aos 28', novamente um jogador do Carapeços (n.º8) surgiu isolado na área, acabando Sá Pereira por fazer falta e o árbitro por marcar penálti (critério heterogéneo, pois ainda o jogo estava 0-0 e Serginho fora derrubado dentro da área carapecense; e antes do intervalo, houve situação idêntica, na mesma área, que o juiz ignorou). O n.º9 (Pixo), que rubricaria um 'hat-trick' na partida, fez o 1-3 na conversão do penálti. A terminar o primeiro tempo, após um canto, a bola foi rechaçada para fora da área e guarda-redes carapecense ficou caído, Tonny tentou o golo de pronto, mas a bola saiu rente ao poste.
Já na segunda etapa, entrou novamente rematador o Cristina. Logo aos 46', Caixas teve tudo para reduzir, mas o remate esbarrou no poste. Porém, aos 58', foi o Carapeços a ampliar para 1-4. Sá Pereira saiu em vão da baliza e o n.º 9, por alto e em jeito, atirou a contar. Aos 51, foi Marco a procurar o golo, mas o disparo saiu frouxo. Dois minutos volvidos, e foi Dantas, à meia volta, a atirar para nova defesa do 'keeper' carapecense. Então, aos 61', novo golpe para o Cristina, com o 'hat-trick' do n.º 9 do Carapeços, Pixo, que, à saída do guarda-redes Sá Pereira, tocou fácil para o 1-5! O resultado era pesado mas tremendamente injusto. Os visitados continuaram a tentar esbater a diferença no marcador, como no 'tiro' de longe de Pirikito, aos 76', que saiu um pouco por alto. Mas, aos 88', o Cristina marcaria mesmo, por Marco, que surgiu isolado na cara do guarda-redes e teve tempo para escolher o melhor lado, 2-5! Em cima dos 90', Zé do Pau bateu um livre directo cruzado para defesa difícil do n.º1 dos visitantes; e Dantas, aos 92', à entrada da área, atirou colocado em demasia: saiu a rasar a barra! E no minuto seguinte, imediatamente antes do apito final, foi o confirmar do 'dia não' para o Cristina, com o n.º17 do Carapeços a fixar o resultado em 2-6, após entrada e tabela subsequente no interior da grande área cristinista.
Sérgio Filipe Silva
__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Pirikito; Silva; Ivo Trilho; Dantas; Rui; Tonny; Marco; Caixas; Serginho.
Jogaram ainda: André Rego; Zé do Pau; Góios; Hélder.
Não utilizados: João (GR).
Marcador: Caixas; Marco.
Melhor em jogo: Caixas.
quarta-feira, abril 27, 2011
FORÇA BRIOSA!
O GDC Cristina, através da direcção, equipa técnica e jogadores, vem por este meio prestar o pesar público ao seu jogador Briosa pelo falecimento do seu irmão. Força amigo, a vida é injusta mas não estás sozinho neste momento tão difícil! O funeral realiza-se sexta-feira, pelas 16h30, na igreja da Santa Casa da Misericórdia.
A morte chega cedo,
Pois breve é toda vida
De uma coisa perdida.
O amor foi começado,
E quem tenha alcançado
Não sabe o que alcançou.
E tudo isto a morte
No caderno da sorte
Que Deus deixou aberto.
Fernando Pessoa, in 'Cancioneiro'
Risca por não estar certo
O ideal não acabou,
O instante é o arremedo
sexta-feira, abril 15, 2011
24.ª JORNADA: Creixomil 3-1 Cristina
No fim-de-semana em que se ficou a conhecer o novo campeão da I Divisão do Popular (Carapeços), o Cristina não conseguiu dar seguimento à senda vitoriosa, perdendo (3-1) com o Creixomil, actual segundo classificado. Os arcozelenses até marcaram primeiro, e cedo, mas um golo creixomilense a fechar o primeiro tempo e outro a abrir o segundo, foram determinantes no desfecho negativo. Assim, a duas jornadas do fim da prova, o Cristina continua em oitavo, com os mesmos 29 pontos, e recebe no Campo de Jogos de Santa Eugénia, no dia 1 de Maio, o campeão Carapeços.
Foi Pirikito, aos 5’, quem abriu o marcador. Cabeçada certeira, após canto e insistência, 0-1! O mesmo jogador, volvidos três minutos, voltou a ser determinante, mas desta vez a evitar o golo do Creixomil. Aos 11’, novo ‘aperto’ para o Cristina, com penálti cometido por Ivo Bota, que porém Kaká defenderia, adivinhando o lado escolhido pelo n.º11 dos da casa! O Creixomil sentiu a perda e só voltou a causar perigo muito perto do intervalo, aos 43’: o n.º18 centrou para o n.7, que rodou e rematou, à entrada da área, rente ao poste da baliza de Kaká. O Cristina, passados dois minutos, respondeu: Marco bateu um livre cruzado para a área creixomilense, mas Rui, solto ao segundo poste, não chegou a tempo de encostar para as redes. E quando já corriam dois minutos de tempo extra da etapa inicial, o grupo da casa fez o empate: um ‘balão’ apanhou o Cristina distraído e o n.º8 ganhou o duelo com Ivo Bota e enviou a bola, rasteira, para o fundo da baliza, 1-1.
Aos 48’, o Creixomil logrou então chegar à vantagem, pelo n.º5, depois de jogada pela ala e insistência no interior da área cristinista. Apenas aos 72’ o Cristina ‘cresceu’, com um disparo de Marco, de longe, que o ‘keeper’ parou, e com um penálti (73’), por falta do n.º6 creixomilense sobre Osso, que, contudo, na conversão, Ivo Trilho permitiu a defesa. Infelicidade para o jogador cristinista, que aos 81’ centrou bem para a cabeçada de Tonny, ao segundo poste, que obrigou o guarda-redes a fazer defesa apertada. Mas, aos 84’, houve nova contrariedade para o Cristina, pois ficou a jogar com menos um atleta, por expulsão, por acumulação de cartões amarelos, de Briosa. E na ‘recta final’ do desafio, o Creixomil ampliou para 3-1 a vantagem, pelo n.º7, em lance aparentemente ilegal, em fora de jogo, critério no qual os arcozelenses foram bastantes prejudicados, já que, momentos antes, Serginho, claramente em jogo, fora impedido de prosseguir com a jogada. A terminar (89’), Tonny atirou de longe, mas o guardião da casa defendeu o remate do atacante.
Sérgio Filipe Silva__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Kaká (GR); Zé Paula; Pirikito; Ivo Bota; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Rui; Serginho; Marco; André Rego.
Jogaram ainda: Briosa; Caixas; Tonny; Silva.
Não utilizados: Sá Pereira (GR); Góios.
Marcador: Pirikito.
Melhor em jogo: Zé Paula.
sexta-feira, abril 08, 2011
23.ª JORNADA: Cristina 2-0 Palme
Já está! O Cristina garantiu matematicamente a permanência, depois da vitória caseira frente ao Palme, por 2-0. Manteve o oitavo lugar (com 29 pontos) e está agora a apenas três pontos do sétimo, o Macieira. O jogo frente ao Palme foi, porventura, a melhor exibição caseira da época, que redundou no terceiro triunfo (oito, no total). Os arcozelenses marcaram um golo em cada etapa, jogando contra uma equipa com menos um elemento, em mais de meio jogo. No próximo domingo, os cristinistas vão disputar a jornada 24 no campo do Creixomil.
A partida de domingo foi quase de sentido único, mostrando o Cristina com uma boa troca de bola e cumplicidade entre atletas. Aos 13’, André Rego fez o primeiro remate à baliza adversária: cobrou livre cruzado que o guarda-redes do Palme desviou para canto. E, aos 16’, o Palme teve a única oportunidade flagrante do encontro, mas, ao segundo poste, o n.º7, com tudo para ter êxito, atirou muito por cima. Aos 18’, Marco bateu novo livre cruzado para o Cristina, mas a bola saiu também por alto. Então, ao minuto 21, Osso, aproveitando uma bola aliviada para entrada da área dos visitantes, ‘encheu opé’ e, sem hipóteses de defesa, fuzilou para o 1-0! Aos 40’, André Rego entrou em drible na área contrária, mas foi desarmado. E, no minuto seguinte, o Palme sofreu novo revés, ao ver ser expulso, com o segundo cartão amarelo, o seu jogador n.º8, que reagiu violentamente à situação. Aos 47’, Rui efectuou um disparo, do‘meio da rua’, mas o esférico saiu por cima.
O futebol agradável dos da casa regressou dos balneários, e logo ao minuto 46, viu-se uma bonita jogada, com André Rego a centrar para Serginho amortecer e Dantas, à meia volta, rematar para intervenção do guarda-redes. Aos 52’, o Palme chegou timidamente à baliza de Sá Pereira: o pontapé de longe do n.º23 saiu ao lado. Aos 62’, Rui fez uso novamente do seu ‘tiro’de longe, porém, a bola saiu ao lado. E, volvidos quatro minutos, o n.º11 cristinista, após jogada individual, enviou novo ‘míssil’ à baliza do Palme, que não deu golo porque esbarrou no travessão com estrondo! Contudo, aos 76’, o Cristina haveria mesmo de ampliar a vantagem. André Rego entrou na área, junto à linha de fundo, e atirou, de ângulo fechado, para um espectacular golo, 2-0! Aos 88’, Zé do Pau atirou para golo mas o remate deu apenas canto; e, aos 94’, o mesmo jogador, desmarcado por Góios, enviou a bola rente ao poste da baliza dos forasteiros. O último lance de ataque do desafio (95’) pertenceu a Caixas, que, solto na área, concluiu um contra-ataque sobre a baliza.
Sérgio Filipe Silva
__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Pirikito; Ivo Bota; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Rui;Serginho; Marco; André Rego.
Jogaram ainda: Caixas; QuimRibas; Zé do Pau; Góios; Hélder.
Não utilizados: Kaká (GR).
Marcador: Osso; André Rego.
Melhor em jogo: Osso.
terça-feira, abril 05, 2011
22.ª JORNADA: Campo 2-3 Cristina
Permanência (quase) assegurada! O Cristina regressou ao oitavo posto da tabela classificativa da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos, aumentando para nove pontos a vantagem sobre os três clubes que ocupam os lugares de descida, quando faltam quatro rondas para o fim da prova. Foi em Salvador do Campo, contra o clube local, que o Cristina se redimiu do desaire caseiro da ronda anterior, triunfando por 2-3. E se o Cristina se havia ‘queixado’ da eficácia do Pereira, no domingo último foi o Campo a vítima da eficácia, pois aos 17’ os arcozelenses já venciam por 0-3: três remates, três golos!
Foi a formação da casa a primeira a criar um lance de ataque, aos 5’, contudo, o n.º8 disparou muito ao lado, após ultrapassar dois adversários. Depois, chegou a fase decisiva da partida, com o Cristina a bater por três vezes o guarda-redes do Campo, noutras tantas ‘subidas’ à área visitada e no espaço de sete minutos: aos 10’, Rui ‘roubou’ a bola à entrada da área e, já no seu interior, rematou cruzado para o tento inaugural; aos 15’, André Rego centrou para Tonny cabecear na perfeição (à ponta de lança) para o 0-2; aos 17’, Serginho apanhou a bola na ‘área de rigor’ e atirou rasteiro, fazendo o 0-3. Parecia estar tudo a correr maravilhosamente, porém, aos 26’, Zé Paula lesionou-se, devido a uma entrada duríssima de um opositor. E à meia hora de jogo, o Campo teve uma grande ocasião de golo, com várias tentativas, mas Silva afastou o perigo. O mesmo jogador, aos 37’, quando o n.º8 do Campo seguia isolado, foi ‘obrigado’ a cometer penálti. O n.º7 da casa encarregou-se da marcação e apontou o 1-3. E ainda antes do intervalo, o n.º9, frente a Sá Pereira não conseguiu ‘facturar’.
Na segunda etapa, o Campo entrou decidido a marcar de novo (47’), com o n.º8, solto na área, a corresponder bem a um cruzamento, embora atirando ao lado. Todavia, aos 51’, é o Cristina a ficar perto do quarto golo, com Rui, isolado, a rematar para defesa do guardião. Entretanto o jogo tornara-se duro, por responsabilidade da equipa da casa, mas nada que intimidasse o Cristina, que por Tonny teve mais duas oportunidades de concretizar: aos 70’, disparo de longe que saiu por alto; aos 73’, após canto, cabeceamento parado pelo guarda-redes. Depois, aos 79’, é Sá Pereira, com intervenção providencial a golpe de cabeça do n.º7, ao segundo poste, após um bom centro, a evitar o golo. Do outro lado (aos 80’), Zé do Pau teve um potente disparo cruzado de fora da área, que só não deu golo devido ao desvio do ‘keeper’ da casa para canto. No minuto seguinte, Caixas, solto na área, não conseguiu emendar um cruzamento e, aos 89’, o n.º7 do Campo bateu livre que saiu muito perto do poste da baliza cristinista. Pensava-se, portanto, que o resultado final seria o 1-3, e quando o árbitro já dava descontos sobre descontos (aos 97’), o Campo fez o 2-3: o n.º10 corria isolado e Sá Pereira teve que intervir, contudo, a bola sobrou para o n.º 15 que, de fora da área, enviou a bola em jeito, e por alto, para o fundo da baliza.
Sérgio Filipe Silva
__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Pirikito; Silva; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Rui; Serginho; André Rego; Tonny.
Jogaram ainda: Chusca; Ivo Bota; Caixas; Zé do Pau; Hélder.
Não utilizados: Kaká (GR); Góios.
Marcador: Rui; Tonny; Serginho.
Melhor em jogo: Rui.
terça-feira, março 29, 2011
21.ª JORNADA: Cristina 1-2 Pereira
Quando faltam cinco jornada para o fim da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos, o Cristina perdeu a oportunidade de, virtualmente, assegurar a manutenção, pois no domingo, em jogo da 21.ª ronda, saiu derrotada pelo Pereira, 1-2 (na primeira volta, os de Arcozelo haviam vencido em Pereira pelo mesmo resultado, curiosamente). Só com praticamente duas ‘subidas’ à baliza dos da casa no encontro, o Pereira logrou marcar dois golos, ainda no primeiro tempo. Os arcozelenses falharam, assim, o terceiro triunfo consecutivo, mas nada que impeça o clube de cumprir os objectivos, embora tenha descido uma posição (está em nono), sendo ultrapassado precisamente pelo Pereira, que possui 24 pontos, mais um que os cristinistas. No próximo fim-de-semana, o Cristina vai jogar ao terreno do Campo.
Aos 7’, quando André Rego, assistido por Caixas, atirou por cima, e quando, aos 16’, Rui também disparou por alto, ainda não se previa que seria uma manhã infeliz para o Cristina. Aos 29’, na primeira investida dos visitantes, o Pereira marcou: o n.º10 centrou da direita e, ao segundo poste, o n.º3 fez o 0-1. O Cristina demorou a reagir, mas, aos 37’, André Rego terá sofrido um penálti (não assinado). No minuto seguinte, Marco, por pouco, não chegou a uma bola que poderia ter dado o empate. E, aos 40’, Ivo Trilho tirou um cruzamento do seu flanco que encontrou André Rego à entrada da área; o avançado disparou forte e colocado, tendo a bola saído junto à quina da baliza! Volvido um minuto, contudo, o Pereira ampliaria a vantagem: o n.º20, frente ao guarda-redes Sá Pereira, foi feliz e empurrou o esférico para o 0-2. Tarefa árdua esperava o Cristina na segunda metade, já que, aos 44’, voltava a não conseguir concretizar: após canto, Dantas e Caixas viram os seus remates esbarrarem em opositores.
André Rego, aos 52’, tentou novamente o golo, mas o remate, feito de ângulo fechado, saiu às malhas laterais da baliza; aos 59, Caixas, isolado, também perdeu a oportunidade de reduzir. E ao minuto 66’, os visitantes têm a terceira e última ‘subida’ à área cristinista, com um remate cruzado do n.º11 que Sá Pereira defendeu. Mas, aos 73’, Rui, através de livre directo frontal, deu novo alento ao Cristina, ao atirar para o 1-2. Contudo, quatro minutos depois, Briosa foi expulso, com cartão vermelho directo, por entrada dura. Mesmo com menos um elemento, só o Cristina procurava atacar, combatendo o compreensível anti-jogo adversário, tendo ficado perto do empate em vários cantos e livres. Rui, aos 84’, bateu um livre e Serginho emendou, com a bola a passar perto da baliza; aos 89’, após jogada de insistência da equipa cristinista, Serginho sofre falta à entrada da área pereirense, contudo o livre, de novo cobrado por Rui, esbarrou na barreira.
Sérgio Filipe Silva
__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Pirikito; Silva; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Rui; Marco; Caixas; André Rego.
Jogaram ainda: Briosa; Serginho; Ivo Bota; Góios.
Não utilizados: Kaká (GR); Hélder.
Marcador: Rui.
Melhor em jogo: Rui.
segunda-feira, março 21, 2011
20ª JORNADA: Silva 1-2 Cristina
O Cristina deu mais um passo importante rumo à permanência, ao conseguir a segunda vitória consecutiva, vencendo por 1-2 o Silva, no pelado de Cossourado (‘casa’ emprestada aos silvenses), com uma grande exibição, porventura a melhor da época! Cumprida a jornada 20 (faltam seis para o fim da prova), o Cristina está no oitavo lugar (subiu um!) da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos, com 23 pontos, e adquiriu uma vantagem de seis pontos para os clubes que estão abaixo da ‘linha d’água’. O Cristina vai recepcionar, na próxima ronda (27 de Março), no campo de jogos de Santa Eugénia, o Pereira.
Os primeiros vinte minutos da partida de domingo foram bastante calmos, foi o chamado ‘estudo mútuo’, e só aos 19’ a bola chegou a uma das balizas. Canto para o Silva e, ao segundo poste, o desvio saiu muito perto do ferro. Aos 22’, a equipa da casa tem uma perda de bola e André Rego, ainda fora da área, tenta o ‘chapéu’ ao guarda-redes do Silva; no mesmo minuto e também em lance idêntico, o Silva arrisca marcar, mas também sem sucesso. Aos 24’, o n.º6 do Silva rematou cruzado para defesa de Sá Pereira, porém, seria o Cristina a chegar ao golo, passados dois minutos, por André Rego. Livre directo descaído para a esquerda, que o atacante cristinista enviou cruzado para a ‘gaveta’! Uma obra de arte sem hipótese de defesa! Após o 0-1, o Cristina criou inúmeras oportunidades claras para adquirir uma vantagem tranquila, com jogadas bonitas de futebol: aos 33’, Dantas, isolado por Marco, atirou muito por cima; aos 34’, Tonny, dentro da área, teve o golo nos pés mas rematou frouxo; aos 36’, Marco ‘explodiu’ pela direita e, completamente desmarcado, viu o ‘keeper’ silvense negar-lhe o golo duas vezes; aos 37’, Osso, de ângulo difícil, atirou à barra, sobrando a bola para André Rego, que, por sua vez, solicitou o guarda-redes para boa defesa. O n.1 da Silva ia sendo o salvador da sua equipa perante o imenso caudal ofensivo dos cristinistas, e só aos 41’ os visitados importunaram Sá Pereira, em novo canto (chegado à baliza) que o cristinista sacudiu. E, aos 44’, aconteceu o único ‘caso’ do jogo, com Tonny a ser derrubado na grande área contrária, sem ser assinado o devido penálti, aliás, o avançado foi duplamente castigado, pois foi admoestado com cartão amarelo por ter caído!
A segunda etapa começou logo com o lance em que a equipa do Silva é ‘useira e vezeira’, canto chegado à baliza: o n.º6 fez a bola passar junto à linha de golo sem ninguém lhe tocar! Aos 61’, o Cristina, que continuava desinibido, fez uma das melhores jogadas do desafio: combinação entre Tonny e André Rego, com este último a entrar na área e a ultrapassar um defesa, rematando cruzado ao poste! Aos 72’, Sá Pereira brilhou, ao defender com a perna, em última ‘instância’, um livre ‘tenso’. Aos 74’, surgiu então a tranquilidade, com o 0-2 apontado por Marco. Mais uma bela triangulação: Rui meteu a bola na ala esquerda, em André Rego, este virou o flanco onde, ao segundo poste, apareceu o extremo Marco a encostar para o êxito! Aos 78’, o Silva esteve perto de reduzir, mas Sá Pereira parou o potente remate do n.º7, contudo, aos 84’, os silvenses marcaram mesmo, pelo n.º10, em golpe de cabeça fulminante, próximo da baliza, após canto. Até ao fim, os arcozelenses nem tiveram de sofrer muito para segurarem a vantagem (seria uma injustiça não levarem três pontos na bagagem, depois de um encontro tão bem conseguido), pertencendo a Serginho a última chance de golo: o n.º8 cristinista, isolado, tentou ‘chapéu’ mas o guarda-redes contrário, com uma excelente estirada, defendeu para canto.
__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Machado; Silva; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Rui; Marco; André Rego; Tonny.
Jogaram ainda: Ivo Bota; Briosa; Serginho; Góios; Chusca.
Não utilizados: Kaká (GR); Zé.
Marcadores: André Rego; Marco.
Melhor em jogo: André Rego.
sábado, março 05, 2011
19ª JORNADA: Cristina 2-1 Paradela
Regressou às vitórias o Cristina (a segunda caseira - quinta no campeonato)! E quão importante foi o triunfo (2-1) frente ao Paradela, no último domingo, em partida da 19.ª jornada da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos. Embora a perder ao intervalo, os cristinistas entraram determinados a virar o resultado na segunda metade, o que obtiveram, com golos golos de Marco e Rui. Quando faltam disputar sete jogos, o Cristina soma 20 pontos e ocupa o nono posto na tabela classificativa (subiu um), com quatro pontos de vantagem para os clubes que estão nos lugares de descida. A próxima ronda só se disputará a 20 de Março, pois o campeonato pára uma semana. O Cristina vai ao reduto do Silva.
O Paradela, desde cedo, mostrou ao que vinha: fechado na defesa e com contra-ataques 'venenosos', o adversário cristinista, que também luta pela manutenção (é 13.º, com 14 pontos), prometia causar muitos problemas. Aos 5', o n.º6 paradelense surgiu isolado frente a Kaká, torneou o guarda-redes, mas, já sem ângulo, cruzou atrasado, sendo Machado a afastar o perigo. Do outro lado (11'), Zé rematou cruzado mas o 'keeper' dos visitantes desviou para canto. Aos 24', novamente o Paradela se acercou com perigo da baliza de Kaká, que defendeu com dificuldade remate de ângulo difícil do n.º79. Precisamente esse jogador, volvidos quatro minutos, fez o 0-1, ao aproveitar sucessivas hesitações dos jogadores do Cristina à entrada da grande área. Solto frente a Kaká, o n.º79 não teve dificuldade em tocar para o fundo das redes. Os da casa tentaram reagir, por Briosa, aos 39', em remate frontal que saiu ao lado, e por André Rego, aos 45', em livre directo que também errou o alvo. Pelo meio (40'), o n.º6 do Paradela voltou a fazer uso da principal arma da sua equipa, o contra-golpe, mas embora isolado, perante a oposição de Kaká, atirou ao lado.
O descanso foi bom conselheiro para os cristinistas, que, logo no início da segunda parte, empataram! Aos 47', Briosa, já dentro da área, amorteceu para Marco, que rematou, de primeira, para o fundo da baliza paradelense, 1-1! E continuou a carregar o Cristina! Aos 50', o autor do golo bateu um canto e Rui cabeceou à barra! Em novo canto apontado por Marco, passado um minuto, Zé Paula rematou ao lado. E na jogada imediata (52'), Dantas, à meia volta e de fora da grande área, atirou para defesa do guarda-redes. Rui, aos 55', em remate frontal de longe, ficou também perto do golo (a bola saiu ao lado). Aos 60', o Paradela conseguiu aliviar a pressão e numa incursão no meio campo cristinista, o n.º79 passou por Pirikito mas o lance acabou com a bola nas mãos de Kaká, que agarrou fácil. Contudo, aos 72', o Cristina finalmente materializou a superioridade! Rui, em livre directo frontal, enviou a bola para o 2-1 que seria final! O remate potente ainda sofreu a tentativa de defesa do guarda-redes paradelense, mas entrou entrou junto ao ângulo! Ainda de livre, Marco atirou às malhas laterais (81'). Todavia, do outro lado também houve perigo, com Machado a anular, 'in extremis', um cruzamento do Paradela (84'). Até ao fim, o Cristina fez a gestão que lhe convinha do encontro, mantendo o esférico longe da sua baliza e fazendo as últimas substituições, garantindo assim três preciosos pontos.
Sérgio Filipe Silva
__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Kaká (GR); Zé Paula; Machado; Pirikito; Marco; Osso; Dantas; Briosa; Ivo Trilho; André Rego; Zé.
Jogaram ainda: Rui; Ivo Bota; Tonny; Serginho; Silva.
Não utilizados: Sá Pereira (GR); Chusca; Góios.
Marcadores: Marco; Rui.
Melhor em jogo: Marco.
sexta-feira, março 04, 2011
domingo, fevereiro 27, 2011
18ª JORNADA: Sequeade 2-2 Cristina
Foi semelhante ao jogo da primeira volta o Sequiade, 2 - Cristina, 2 da 18.ª jornada da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos. A 24 de Outubro de 2010, os dois emblemas também haviam empatado a dois golos, com 1-1 ao intervalo, e com um penálti para cada lado (mas desta vez o Cristina não aproveitou a ocasião soberana)! Com o empate de domingo, no pelado da Várzea (terreno 'emprestado' aos sequiadenses), os arcozelenses passaram a somar 17 pontos e mantiveram o décimo posto na tabela, contudo, estão apenas dois pontos acima dos lugares de descida (o primeiro deles ocupado precisamente pelo Sequiade - 12.º classificado). Na próxima ronda, a 6 de Março, o Cristina faz a recepção a outro concorrente directo, o Paradela (13.º posicionado).
Aos 8', ainda as equipas não tinham assentado o seu futebol, e já o Cristina estava a perder. Fora assinalado, pelo fiscal de linha, uma falta dentro da área, que pareceu não ter existido, de Pirikito sobre o n.º9 sequiadense. Penálti e 1-0 pelo n.º7. No minuto seguinte, novo penálti! Desta vez para os de Arcozelo. André Rego foi agarrado na grande área do Sequiade, porém, na cobrança do castigo, o atacante permitiu a defesa do guarda-redes. Aos 18', num rápido contra-ataque do Sequiade, quase surge o 2-0. O n.º29, isolado, rematou cruzado para defesa de Sá Pereira, mas foi Chusca a atirar a bola para canto, quando era iminente uma recarga com sucesso. André Rego tentou o golo (31'), de livre directo, mas voltou a ser infeliz: a bola bateu no poste! Todavia, aos 42', o Cristina haveria mesmo de chegar à igualdade. Marco executou um livre que o guarda-redes não segurou e Machado apanhou a sobra, encostando para o 1-1.
Na segunda parte, logo aos 49', o Sequiade teve grande ocasião de golo, contudo, o n.º20 acertou no poste. Mas, aos 56', os da 'casa' chegaram novamente à vantagem: um lançamento em profundidade desmarcou o n.º9 que, perante o falhanço colectivo da defesa cristinista, 'facturou' à saída de Sá Pereira. Estando em desvantagem, ainda por cima frente a um oponente directo, o Cristina tinha de fazer mais. Foi então que André Rego 'quebrou o enguiço', ao cobrar, irrepreensivelmente, um livre directo que deu o 2-2 (65'). Depois, regressou o futebol incaracterístico, tendo pertencido ao Sequiade a única oportunidade para desatar o nó (75'). No entanto, o n.º9, solto ao segundo poste, não acertou na baliza, quando o golo parecia inevitável.
Sérgio Filipe Silva
__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Chusca; Machado; Pirikito; Marco; Osso; Dantas; Briosa; Serginho; André Rego; Zé.
Jogaram ainda: Silva; Ivo Trilho; Tonny; Góios.
Não utilizados: Kaká (GR); Zé Paula.
Marcadores: Machado; André Rego.
Melhor em jogo: Osso
terça-feira, fevereiro 15, 2011
17ª JORNADA: Leocadenses 3-1 Cristina
A jornada 17 colocou ‘frente-a-frente’ os campeões da temporada passada: o campeão em título da I Divisão, o Leocadenses, e o Cristina, que venceu II Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos em 2009/10. O Leocadenses, que segue em segundo na tabela classificativa, materializou o seu favoritismo, vencendo por 3-1 (2-0 ao intervalo), no pelado de Abade de Neiva (casa emprestada aos leocadenses). O dia 13 foi de azar para o Cristina, que enfrentou noventa minutos de intensa chuva e frio sem ver compensado o esforço com pontos. O emblema de Arcozelo está em décimo lugar, com 16 pontos, mas apenas dois pontos acima das posições de descida; na próxima ronda (que só se cumprirá a 27 de Fevereiro), terá uma deslocação importante a Sequiade, visto o clube local ser exactamente o primeiro clube abaixo da ‘linha d’água’ (possui 14 pontos).
Na ‘entrada’ do jogo o Cristina até mostrou serviço, com um remate de Briosa ao lado (6’) e com Tonny, desmarcado, a obrigar o guarda-redes leocadense a sair-lhe ao ‘caminho’ (9’). Porém, aos 15’, o Leocadenses adiantou-se: o n.º6, em golpe de cabeça, mesmo ‘em cima da baliza’, fez o 1-0. Aos 17’, o n.º11 dos da ‘casa’ fez a primeira de muitas investidas pelo seu flanco; perseguido por Machado, e à saída de Sá Pereira, atirou perto do poste. À meia hora de jogo, Dantas fez uma boa abertura para a ala direita, onde Serginho, que fez uma primeira parte de grande nível, foi em grande esforço ‘ganhar a linha’, todavia, o centro foi parado pelas luvas do guardião contrário. O n.º11 dos de verde já tinha avisado e, aos 37’, em novo ‘raide’ pelo seu ‘corredor’, apareceu na ‘cara’ de Sá Pereira e atirou para o fundo da baliza, 2-0.
A chuva não parava, mas a segunda etapa recomeçou com as marcações ‘reforçadas’, já que na primeira metade até houve uma paragem por não se perceber onde se situava o traço lateral (o terreno estava alagado). O Cristina regressou dos balneários com alterações, Pirikito cedeu o seu lugar no centro da defesa a Silva e Ivo Trilho foi trocado por Zé Paula. E de seguida, aos 50’, André Rego substituiu Serginho e Caixas, logo depois, foi expulso, aparentemente por protestos. Então, voltou a ‘facturar’ o Leocadenses, que fez o 3-0 aos 66’: o n.º14 fez uma jogada profícua na área cristinista e ‘ofereceu’ o golo ao n.º11, que atirou sem hipóteses de defesa para Sá Pereira. Contudo, volvidos quatro minutos, Ivo Bota, que entrara ao minuto 56 para o lugar do ‘tocado’ Briosa, respondeu afirmativamente a um canto apontado por Marco, marcando, de cabeça, o 3-1. Este resultado seria final, contudo, o Leocadenses até teve uma ocasião soberana, aos 75’, mas o n.º11 não conseguiu o ‘hat-trick’, ao desperdiçar um penálti cometido sobre si mesmo (Hélder, que entrara aos 68’ – saiu Tonny -, derrubou o atacante). O sol, entretanto, resolvera aparecer, mas não haveria mais golos; o Cristina tentou reduzir por André Rego, que desmarcado por Dantas, atirou ao lado; e o Leocadenses procurou ampliar a vantagem, pelo n.º8, aos 90’, e pelo ‘irrequieto’ n.º11, aos 93’, novamente solto na área.
Sérgio Filipe Silva
__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Marco; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Briosa; Serginho; Caixas; Tonny.
Jogaram ainda: Zé Paula; Silva; André Rego; Ivo Bota; Hélder.
Não utilizados: Kaká (GR); Zé.
Marcadores: Ivo Bota.
Melhor em jogo:
Ivo Bota
sexta-feira, fevereiro 04, 2011
16ª JORNADA: Cristina 1-1 Carvalhal
Cumprida a 16.ª jornada da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos, o Cristina subiu um posto, está em nono com 16 pontos, fruto do terceiro empate caseiro (1-1), desta feita com o Carvalhal. Os arcozelenses só possuem uma vitória em casa, em nove desafios, e embora frente ao Carvalhal tenham marcado primeiro, cederam a igualdade ainda no primeiro tempo, não logrando quebrar a tendência dos encontros caseiros. Situando-se três lugares e três pontos acima da ‘linha d’água’, o Cristina vai ter em Vilar do Monte, no reduto do segundo classificado, o Leocadenses, no domingo 13 de Janeiro, um difícil encontro.
O empate acaba por ser justo, visto as ocasiões de golos serem repartidas. O Carvalhal teve a primeira grande oportunidade de atingir a vantagem (18’), porém, o guarda-redes Kaká teve uma saída providencial e corajosa aos pés do n.º11 que, isolado, foi incapaz de ‘facturar’. Depois, surgiu Briosa do lado do Cristina a responder com um remate de longe (20’) e uma jogada no interior da pequena área (21’), que deram canto. Fora o prenúncio do golo que apareceria ao minuto 23! Um grande golo! Serginho ‘leu’ o jogo da melhor forma e fez um passe longo que ‘rasgou’ toda a defesa forasteira e desmarcou Briosa, que com um ‘chapéu’ com as medidas certas, abriu o marcador. Contudo, aos 36’, o Carvalhal fez o 1-1. Uma cabeçada aparentemente inofensiva do n.º8 solicitou Kaká, que ficou mal, pois deu uma ‘palmada’ muito branda na bola, que foi entrando devagar na baliza.
Na segunda metade, tentou, aos 54’, o Cristina voltar a marcar, após livre batido por Marco para área e cabeçada de Rui, que o guarda-redes do Carvalhal desviou para a barra. Aos 73’, é Kaká, também com grande defesa para canto, a desviar um livre directo, movimentado pelo n.º4, que levava ‘selo’ de golo. Volvidos cinco minutos, é de novo o Carvalhal a ficar perto de acertar na baliza cristinista, mas o n.º11, de cabeça, atirou por cima. E do outro lado, aos 81’, André Rego, na sequência de um canto, enviou a bola para golo, mas o n.º2, mesmo em cima do ‘risco’, salvou a sua equipa. Mas seria dos visitantes a última ‘chance’ de golo, com o n.º16, em duas tentativas, a não superar a oposição de Kaká.
Sérgio Filipe Silva
__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Kaká (GR); Zé Paula; Machado; Pirikito; Marco; Silva; Ivo Bota; Rui; Serginho; Caixas; Briosa.
Jogaram ainda: Edinha; Tonny; André Rego.
Não utilizados: Sá Pereira (GR); Quim Ribas; Dantas; Hélder II.
Marcadores: Briosa.
Melhor em jogo:
Briosa
segunda-feira, janeiro 31, 2011
15ª JORNADA: Macieira 4-1 Cristina
O Cristina perdeu 4-1 na deslocação à 'casa' emprestada do Macieira (Pereira) e posiciona-se, agora, no décimo lugar da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos. A meia hora inicial deitou as aspirações cristinistas de um resultado positivo 'por terra', pois os anfitriões foram extremamente eficazes e marcaram três golos em 27 minutos (3-0 era o resultado ao intervalo). Na segunda parte, os de arcozelo tentaram aproximar-se no marcador, e conseguiram (embora perto do final), mas de seguida o Macieira voltou a estabelecer uma diferença de três golos. No próximo domingo (6 de Fevereiro), ronda 16, o Cristina recebe o Carvalhal.
Foi ao minuto 7 que o n.º10 macieirense (Sousa, o melhor marcador da II Divisão, na temporada passada) concluiu uma 'triangulação' em golo; e três minutos depois, o mesmo jogador bisou, ao aproveitar, de cabeça, uma bola 'bombeada' para a área que o guardião Sá Pereira não logrou interceptar. O Cristina tinha, aos 10', uma desvantagem de dois golos, o que momentaneamente não abateu a equipa, que subiu no terreno e, em duas situações, criou perigo: Serginho, aos 17', em remate à meia volta, obrigou o guarda-redes macieirense a efectuar defesa apertada para canto; Ivo Trilho, aos 20', rematou, também de fora da grande área, para nova intervenção do guardião. Mas aos 27', o Macieira, em novo 'raide', ampliou para 3-0 a sua vantagem! O n.º9 cruzou e o n.º7, literalmente em cima de Sá Pereira (que teve de ser substituído - entrou Kaká -, atingido que foi numa perna), cabeceou para as redes. Para os cristinista, bastante desmotivados, não ia ser nada fácil o encontro. Contudo, aos 40', o Cristina não marcou por muito pouco: uma bola atravessou a pequena área dos anfitriões onde, Caixas, Pirikito e Miguel não conseguiram encostar para o golo.
No segundo período, logo no primeiro minuto, Caixas, isolado por Zé Paula na marcação rápida de uma falta, ficou 'cara-a-cara' com o n.º1 macieirense mas este voltou a evitar o golo. Aos 51', Zé, acabado de entrar, correu pelo flanco esquerdo e centrou mas, de novo, o guardião do Macieira havia de se antecipar ao atacante cristinista (neste lance, Serginho), que se preparava para desviar a bola para a baliza. E aos 67', Pirikito, na pequena área, também só não marcou devido a intervenção providencial do 'keeper'. A bola não entrava, como não entrou aos 68', quando Miguel (que haveria de ser expulso, com vermelho directo, na jogada imediata - equívoco do árbitro, que alegou insultos), mesmo em cima da linha de golo, não conseguiu bater o guarda-redes, que incrivelmente evitou o tento cristinista. Marco, 'reforço de inverno', também tentou o êxito, aos 77', mas o livre frontal que exectuou foi desviado (novamente pelo 'redes'!) para a barra e saiu (pontapé de canto não assinalado pela arbitragem)! Mas "água mole em pedra dura, tanto dá até que fura": Rui, de cabeça, aos 85', na sequência de um canto, finalmente reduziu para 3-1! Todavia, após o golpe de saída, o Macieira chegou à área de 'rigor' cristinista e Chusca cometeu falta sobre o n.º13: o n.º4 bateu o penálti sem hipótese de defesa para Kaká, 4-1. Aos 90', Marco arriscou outra vez o remate de longe (nova defesa) e, aos 93', André Rego tentou colocar, em jeito, a bola no vértice da baliza macieirense, mas esta saiu por alto. O dia não era do Cristina.
Sérgio Filipe Silva
__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Osso; Rui; Tonny; Miguel; Serginho; Caixas.
Jogaram ainda: Kaká (GR); Marco; Zé; André Rego; Silva.
Não utilizados: Dantas; Hélder II.
Marcadores: Rui.
Melhor em jogo:
Serginho
quarta-feira, janeiro 26, 2011
terça-feira, janeiro 25, 2011
14ª JORNADA: Cristina 1-1 S. Martinho
Na primeira jornada (14.ª) da primeira volta, o Cristina voltou a ceder um empate em casa (o terceiro da temporada), não conseguindo superar o S. Martinho. A primeira etapa foi dominada pelo Cristina, que foi a vencer 1-0 para o descanso, contudo, no segundo período, os forasteiros aproveitaram o recuo dos cristinistas e atingiram a igualdade. O Cristina mantém o oitavo posto na tabela classificativa da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos, tem agora 15 pontos, e na 15.ª ronda, a 30 de Janeiro, vai ao terreno do rival Macieira, que na época passada travou uma acesa disputa pelo título de campeão da II Divisão com os arcozelenses.
Foi do S. Martinho, aos 12', uma das primeiras chances de golo: o n.º13, em velocidade pelo flanco esquerdo, rematou à saída do guarda-redes Sá Pereira, valendo Machado, que foi providencial ao tirar a bola mesmo em cima da linha de golo. Mas aos 19', Rui pôs os da casa em vantagem: à entrada da pequena área, fez um 'chapéu' ao guarda-redes, confirmando o golo depois de o contornar. Com o 1-0, o Cristina ficou tranquilo e poderia ter ampliado a vantagem, por Tonny, quando aos 24' foi lançado em profundidade e rematou cruzado muito perto do poste. Porém, perto do intervalo, seria o S. Martinho a ter hipótese de marcar: o n.º18 atirou à barra e o n.º25, na segunda tentativa, enviou a bola por cima da baliza.
Na segunda parte, o Cristina optou por defender a vantagem e 'desceu' em demasia no terreno. Aos 48', o n.º13 do S. Martinho, em remate cruzado, à entrada da grande área, solicitou Sá Pereira para boa defesa; aos 68', os visitantes estiveram perto do golo, o n.º7 cruzou para o n.º17, que não concretizou porque Machado, e depois Chusca, afastaram o perigo; mas aos 74', o S. Martinho chegou mesmo à igualdade a um, golo apontado, na pequena área, pelo n.º17. Rui, aos 81', com um pontapé à meia volta, obrigou o guardião contrário a aplicar-se e, passados três minutos, foi Sá Pereira a salvar a sua equipa, ao fazer grande defesa, quando o n.º10 apareceu sozinho na sua frente. Em 'cima' do minuto 90, Marco (ex-Palme, como Briosa, que está de regresso ao Cristina), rematou cruzado mas a bola saiu rente ao poste, gorando-se a última oportunidade.
TEXTO: Sérgio Filipe Silva
FOTOS: Arquivo
___________________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Chusca; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Osso; Rui; Briosa; André Rego; Serginho; Tonny.
Jogaram ainda: Miguel; Marco; Zé; Silva; Dantas. Não utilizados: Zé Paula; Kaká (GR).
Marcadores: Rui
Melhor em jogo:
Machado
terça-feira, janeiro 18, 2011
13ª JORNADA: Cristina 4-1 Águas Santas
A ronda 13 do Campeonato de Futebol Popular da I Divisão ficou marcada pelos regressos... do Cristina às vitórias (a primeira em casa!) e, também (e não só), de Chico Baixinho ao comando técnico do clube. Esta foi a última jornada da primeira volta, o que quer dizer que, pese embora a tranquila classificação, os arcozelenses precisaram de meio campeonato para triunfarem no seu reduto, onde, curiosamente, na temporada passada, apenas cederam um empate. O Águas Santas apresentou-se em Santa Eugénia como um perigoso perseguidor, que estava a apenas um ponto dos cristinistas, mas foram os da casa a dominar quase por completo o encontro, embora ao intervalo se registasse um empate a zero. O 4-1 final é mesmo o melhor ‘score’ do Cristina na prova. Os arcozelenses estão agora na oitava posição, com 14 pontos, e recebem na ronda 14, início da segunda volta, o S. Martinho: sábado, 22 de Janeiro, às 15 horas.
O primeiro sinal de perigo no desafio foi dado por Rui, ao minuto 17, de livre directo, que deu canto; na sequência da marcação do pontapé de canto, Machado, já na pequena área, atirou por cima. De livre, também o Águas Santas chegou à baliza de Sá Pereira: o n.º7 enviou a bola à barra. Aos 21’, Machado bateu um livre para área forasteira e Rui, de primeira, chutou por alto; o n.º11 cristinista, aos 29’, chegou a introduzir a bola na baliza do Águas Santas, mas estava em fora-de-jogo. E passado um minuto, o mesmo jogador lançou André Rego, que, isolado, tentou o ‘chapéu’ ao ‘keeper’ visitante, mas este desviou a bola para canto (não assinalado pela arbitragem). Aos 32’, de novo Rui em evidência: solto na área e à saída do guarda-redes, tentou meter-lhe o esférico por baixo, contudo, o n.º1 do Águas Santas opôs-se, negando o golo.
Aos 48’, Tonny parece ter sofrido falta na área contrária, que não foi assinalada, mas, no minuto seguinte, Serginho rompeu pelo flanco direito, centrou como mandam as ‘regras’ e André Rego encostou, de cabeça, para as redes. O mais difícil estava conseguido, que era ‘inaugurar o placard’ e ‘quebrar o enguiço’ de tantas oportunidades desperdiçadas. Aos 59’, o autor do 1-0 tentou de novo a sorte mas chutou por alto; nesse mesmo minuto, Osso foi à linha de fundo e cruzou, porém, Miguel (também de regresso), na primeira vez que tocou na bola, falhou o desvio para a baliza. Mas o desafio pertencia ao Cristina que, aos 67’, por Zé, chegou ao 2-0, após grande jogada individual e remate fulminante do recém-entrado atacante. André Rego, aos 69’, fez mais uma finalização, que todavia o guardião do Águas Santas defendeu com dificuldade, mas no minuto imediato, Miguel apontou um canto e Rui, de cabeça, facturou: 3-0. Mas não corria tudo de feição, o regressado Ivo Bota (fez o segundo jogo, já jogara em Carapeços) viu cartão vermelho directo (excesso de zelo por parte do árbitro). Aos 88’, Pirikito, que já havia enviado uma bola à barra, subiu de novo à área do Águas Santas e amorteceu a bola para Chusca encostar para o 4-0. Mas, volvido um minuto, o n.º10 dos visitantes reduziu, 4-1, batendo Kaká, que entretanto substituíra Sá Pereira. A última jogada do embate foi protagonizada por Dantas (outro regressado aos jogos), aos 93’, quando progrediu em drible e tocou para Zé, que errou o 'alvo'.
Texto: Sérgio Filipe Silva
Fotos: Arquivo
_________________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Chusca; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Ivo Bota; Osso; Rui; Tonny; André Rego; Serginho.
Jogaram ainda: Miguel; Zé; Dantas; Silva; Kaká (GR).
Não utilizados: Zé Paula; Góios.
Marcadores: André Rego; Zé; Rui; Chusca
Melhor em jogo:
Rui
Subscrever:
Comentários (Atom)