A ronda 13 do Campeonato de Futebol Popular da I Divisão ficou marcada pelos regressos... do Cristina às vitórias (a primeira em casa!) e, também (e não só), de Chico Baixinho ao comando técnico do clube. Esta foi a última jornada da primeira volta, o que quer dizer que, pese embora a tranquila classificação, os arcozelenses precisaram de meio campeonato para triunfarem no seu reduto, onde, curiosamente, na temporada passada, apenas cederam um empate. O Águas Santas apresentou-se em Santa Eugénia como um perigoso perseguidor, que estava a apenas um ponto dos cristinistas, mas foram os da casa a dominar quase por completo o encontro, embora ao intervalo se registasse um empate a zero. O 4-1 final é mesmo o melhor ‘score’ do Cristina na prova. Os arcozelenses estão agora na oitava posição, com 14 pontos, e recebem na ronda 14, início da segunda volta, o S. Martinho: sábado, 22 de Janeiro, às 15 horas.
O primeiro sinal de perigo no desafio foi dado por Rui, ao minuto 17, de livre directo, que deu canto; na sequência da marcação do pontapé de canto, Machado, já na pequena área, atirou por cima. De livre, também o Águas Santas chegou à baliza de Sá Pereira: o n.º7 enviou a bola à barra. Aos 21’, Machado bateu um livre para área forasteira e Rui, de primeira, chutou por alto; o n.º11 cristinista, aos 29’, chegou a introduzir a bola na baliza do Águas Santas, mas estava em fora-de-jogo. E passado um minuto, o mesmo jogador lançou André Rego, que, isolado, tentou o ‘chapéu’ ao ‘keeper’ visitante, mas este desviou a bola para canto (não assinalado pela arbitragem). Aos 32’, de novo Rui em evidência: solto na área e à saída do guarda-redes, tentou meter-lhe o esférico por baixo, contudo, o n.º1 do Águas Santas opôs-se, negando o golo.
Aos 48’, Tonny parece ter sofrido falta na área contrária, que não foi assinalada, mas, no minuto seguinte, Serginho rompeu pelo flanco direito, centrou como mandam as ‘regras’ e André Rego encostou, de cabeça, para as redes. O mais difícil estava conseguido, que era ‘inaugurar o placard’ e ‘quebrar o enguiço’ de tantas oportunidades desperdiçadas. Aos 59’, o autor do 1-0 tentou de novo a sorte mas chutou por alto; nesse mesmo minuto, Osso foi à linha de fundo e cruzou, porém, Miguel (também de regresso), na primeira vez que tocou na bola, falhou o desvio para a baliza. Mas o desafio pertencia ao Cristina que, aos 67’, por Zé, chegou ao 2-0, após grande jogada individual e remate fulminante do recém-entrado atacante. André Rego, aos 69’, fez mais uma finalização, que todavia o guardião do Águas Santas defendeu com dificuldade, mas no minuto imediato, Miguel apontou um canto e Rui, de cabeça, facturou: 3-0. Mas não corria tudo de feição, o regressado Ivo Bota (fez o segundo jogo, já jogara em Carapeços) viu cartão vermelho directo (excesso de zelo por parte do árbitro). Aos 88’, Pirikito, que já havia enviado uma bola à barra, subiu de novo à área do Águas Santas e amorteceu a bola para Chusca encostar para o 4-0. Mas, volvido um minuto, o n.º10 dos visitantes reduziu, 4-1, batendo Kaká, que entretanto substituíra Sá Pereira. A última jogada do embate foi protagonizada por Dantas (outro regressado aos jogos), aos 93’, quando progrediu em drible e tocou para Zé, que errou o 'alvo'.
Texto: Sérgio Filipe Silva
Fotos: Arquivo
_________________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Chusca; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Ivo Bota; Osso; Rui; Tonny; André Rego; Serginho.
Jogaram ainda: Miguel; Zé; Dantas; Silva; Kaká (GR).
Não utilizados: Zé Paula; Góios.
Marcadores: André Rego; Zé; Rui; Chusca
Melhor em jogo:
Rui
Sem comentários:
Enviar um comentário