terça-feira, fevereiro 15, 2011

17ª JORNADA: Leocadenses 3-1 Cristina


A jornada 17 colocou ‘frente-a-frente’ os campeões da temporada passada: o campeão em título da I Divisão, o Leocadenses, e o Cristina, que venceu II Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos em 2009/10. O Leocadenses, que segue em segundo na tabela classificativa, materializou o seu favoritismo, vencendo por 3-1 (2-0 ao intervalo), no pelado de Abade de Neiva (casa emprestada aos leocadenses). O dia 13 foi de azar para o Cristina, que enfrentou noventa minutos de intensa chuva e frio sem ver compensado o esforço com pontos. O emblema de Arcozelo está em décimo lugar, com 16 pontos, mas apenas dois pontos acima das posições de descida; na próxima ronda (que só se cumprirá a 27 de Fevereiro), terá uma deslocação importante a Sequiade, visto o clube local ser exactamente o primeiro clube abaixo da ‘linha d’água’ (possui 14 pontos).


Na ‘entrada’ do jogo o Cristina até mostrou serviço, com um remate de Briosa ao lado (6’) e com Tonny, desmarcado, a obrigar o guarda-redes leocadense a sair-lhe ao ‘caminho’ (9’). Porém, aos 15’, o Leocadenses adiantou-se: o n.º6, em golpe de cabeça, mesmo ‘em cima da baliza’, fez o 1-0. Aos 17’, o n.º11 dos da ‘casa’ fez a primeira de muitas investidas pelo seu flanco; perseguido por Machado, e à saída de Sá Pereira, atirou perto do poste. À meia hora de jogo, Dantas fez uma boa abertura para a ala direita, onde Serginho, que fez uma primeira parte de grande nível, foi em grande esforço ‘ganhar a linha’, todavia, o centro foi parado pelas luvas do guardião contrário. O n.º11 dos de verde já tinha avisado e, aos 37’, em novo ‘raide’ pelo seu ‘corredor’, apareceu na ‘cara’ de Sá Pereira e atirou para o fundo da baliza, 2-0.


A chuva não parava, mas a segunda etapa recomeçou com as marcações ‘reforçadas’, já que na primeira metade até houve uma paragem por não se perceber onde se situava o traço lateral (o terreno estava alagado). O Cristina regressou dos balneários com alterações, Pirikito cedeu o seu lugar no centro da defesa a Silva e Ivo Trilho foi trocado por Zé Paula. E de seguida, aos 50’, André Rego substituiu Serginho e Caixas, logo depois, foi expulso, aparentemente por protestos. Então, voltou a ‘facturar’ o Leocadenses, que fez o 3-0 aos 66’: o n.º14 fez uma jogada profícua na área cristinista e ‘ofereceu’ o golo ao n.º11, que atirou sem hipóteses de defesa para Sá Pereira. Contudo, volvidos quatro minutos, Ivo Bota, que entrara ao minuto 56 para o lugar do ‘tocado’ Briosa, respondeu afirmativamente a um canto apontado por Marco, marcando, de cabeça, o 3-1. Este resultado seria final, contudo, o Leocadenses até teve uma ocasião soberana, aos 75’, mas o n.º11 não conseguiu o ‘hat-trick’, ao desperdiçar um penálti cometido sobre si mesmo (Hélder, que entrara aos 68’ – saiu Tonny -, derrubou o atacante). O sol, entretanto, resolvera aparecer, mas não haveria mais golos; o Cristina tentou reduzir por André Rego, que desmarcado por Dantas, atirou ao lado; e o Leocadenses procurou ampliar a vantagem, pelo n.º8, aos 90’, e pelo ‘irrequieto’ n.º11, aos 93’, novamente solto na área.



Sérgio Filipe Silva
__________________________________________


O CRISTINA NO JOGO:

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Marco; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Briosa; Serginho; Caixas; Tonny.
Jogaram ainda: Zé Paula; Silva; André Rego; Ivo Bota; Hélder.
Não utilizados: Kaká (GR); Zé.
Marcadores: Ivo Bota.

Melhor em jogo:
Ivo Bota

Sem comentários:

Enviar um comentário