sexta-feira, dezembro 31, 2010

12ª JORNADA: Carapeços 4-2 Cristina

O Cristina perdeu 4-2 na deslocação a Carapeços, 12.ª jornada, estando agora na nona posição da tabela do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos - I Divisão, com 11 pontos, mas perseguido por um trio (S. Martinho, Sequiade e Águas Santas) que tem 10 pontos. Teoricamente, o líder Carapeços, que ainda não foi derrotada na época 2010/11, era mais do que favorito a vencer, mas no campo as 'coisas' até andaram equilibradas em alguns momentos... Contudo, o Cristina, pese embora a exibição agradável, voltou a ceder em momentos 'chave': sofreu um golo logo no início do encontro e outro na 'ida' para o descanso; e desperdiçou um penálti a cinco minutos do fim do jogo. A ronda 13, que encerrará a primeira volta, só se disputará a 16 de Janeiro: o Cristina faz a recepção ao Águas Santas, de Rio Covo Santa Eugénia.


Corria o minuto 3 quando o Carapeços marcou o seu primeiro golo: Kaká executou mal um pontapé de baliza que o n.º11 contrário interceptou e transformou num golo fácil. À passagem do 21' os carapecenses tentaram o 2-0, mas o n.º8 falhou o 'chapéu' ao guarda-redes cristinista. À meia hora, era o Cristina que tentava o empate, mas o árbitro 'mandou seguir' em lance em que Serginho é derrubado na área. Todavia, o empate haveria de surgir: Tonny sofreu uma falta à entrada da área, aos 34', e André Rego, em livre perfeito, colocou a bola na 'gaveta' (1-1). Os da casa apostaram mais no jogo ofensivo e, aos 43', em livre directo apontado pelo n.º9, enviaram a bola com estrondo ao poste. Mas o mesmo jogador, também de livre, no tempo extra do primeiro tempo (47'), fez o 2-1 (remate rasteiro que 'furou' a barreira cristinista, 'traindo' Kaká).


Logo no início da segunda etapa (50'), André Rego poderia bisar, mas atirou por alto, quando estava 'solto' na área carapecense. Porém, do outro lado, aos 54', o n.º8 rematou colocado e em força, de fora da área, ampliando a vantagem do Carapeços (3-1). Mas volvidos três minutos, Rui 'respondeu' afirmativamente a um canto movimentado por André Rego e voltou a pôr o resultado na diferença mínima (3-2). O 4-2, que haveria de ser final, aconteceu aos 73', pelo n.º17 carapecense, que encostou para a baliza, após recuperação de bola e boa jogada individual do n.º11 pela direita. Uma mão na bola de um defensor da casa ainda fez o Cristina beneficiar de um penálti (85'), que todavia Rui não converteu em golo. O mesmo jogador, aos 87', isolado na área de 'rigor' carapecense, tentou um 'chapéu' mas o 'keeper' voltou a levar a melhor. Ivo Trilho, em grande remate à meia volta, aos 89', também tentou o golo, mas o guarda-redes voltou a opôr-se, cedendo canto.

Texto: Sérgio Filipe Silva
Fotos: Arquivo
_________________________________________________


O CRISTINA NO JOGO:

Jogaram pelo Cristina: Kaká (GR); Chusca; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Silva; Osso; Rui; Tonny; André Rego; Serginho.
Jogaram ainda: Ivo Bota; Zé; Caixas; Hélder I.
Não utilizados: Sá Pereira (GR); Góios.
Marcadores: André Rego; Rui.
Melhor em jogo:
André Rego.

sexta-feira, dezembro 24, 2010

TAÇA CIDADE BARCELOS: Silva 6-0 Cristina


O Cristina foi 'atirado' para fora da Taça Cidade de Barcelos pelo Silva, após goleada de 6-0 na segunda eliminatória - oitavos-de-final. Assim, o clube arcozelense irá centrar os seus esforços no campeonato, prova na qual vai ter, já no domingo, um forte adversário: o líder Carapeços. Na I Divisão há, portanto, um objectivo a cumprir, a manutenção, para a qual devem faltar, nos 15 jogos por disputar, 4/5 vitórias.



Na gelada manhã do dia 26, os de Arcozelo 'subiram' até Cossourado, 'casa' emprestada ao Silva, esperançados em passar aos quartos-de-final da segunda prova do futebol popular barcelense, porém, os contratempos cedo começaram, com a lesão de Serginho (a juntar às muitas baixas) no aquecimento, que teve de ceder o seu lugar no onze inicial (para o banco foram apenas o central Mário e o guarda-redes Sá Pereira). O n.º8 do Silva (em grande evidência no primeiro período) tentou o golo aos 12', mas Kaká opôs-se e mandou a bola para canto; na resposta, Hélder I progrediu pela direita do ataque e rematou para defesa do guardião do Silva, também para canto. Mas, aos 17', após canto, o n.º8 marcou o primeiro da partida e, aos 42', iria mesmo bisar. Pelo meio (aos 21'), o Silva teve, ainda, uma ocasião soberana (penálti cometido por Hélder II), mas Kaká parou o pontapé do n.º9.


O 2-0 'em cima' do intervalo desmotivou os cristinistas, que tiveram uma segunda parte de pesadelo. Aos 59', isolado frente a Kaká, o n.º10 da Silva ampliou para 3-0; passado um minuto, um centro que Kaká não conseguiu neutralizar, permitiu ao n.º7 encostar para o 4-0. Com o avolumar do resultado, o Cristina tentou mudar o rumo dos acontecimentos, colocou o guarda-redes Sá Pereira a jogador de campo, mas não tinha soluções e só de livre criava algum perigo, como aos 71', por André Rego. O 5-0 surgiu aos 81', pelo n.º14, e a três minutos do fim do encontro, o n.º6, de cabeça, na sequência de um canto, fixou o 'placard' em 6-0.



Texto: Sérgio Filipe Silva
Fotos: Arquivo
____________________________________________

O CRISTINA NO JOGO:

Jogaram pelo Cristina: Kaká (GR); Chusca; Hélder II; Pirikito; Góios; Machado; Rui; Tonny; Hélder I; André Rego; Caixas.
Jogaram ainda: Sá Pereira; Mário.
Não utilizados:
Marcadores:
Melhor em jogo:

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Cristina na imprensa II

(05/02/2006)



11ª JORNADA: Cristina 0-1 Creixomil

Na 11.ª jornada da I Divisão do Campeonato Popular, o Cristina voltou a perder; se na temporada passada não perdeu em casa, esta ano ainda não venceu. A equipa do Creixomil triunfou por 0-1, praticamente sem se acercar da baliza dos da casa durante todo o encontro. O Cristina teve boas oportunidades para marcar mas foi infeliz na finalização, ao contrário do Creixonil, que marcou ainda na primeira parte. Com este resultado, os arcozelenses caíram um lugar na tabela, estando agora no nono lugar, com os mesmos 11 pontos (ainda quatro pontos acima da ‘linha d’água’). A próxima ronda (12.ª) dita um duelo frente ao líder invicto da prova, o Carapeços, no terreno deste, mas só para 2011 (2 de Janeiro); no próximo domingo o Cristina vai precisamente a Carapeços, mas para enfrentar o Silva (assim calhou em sorteio), para os oitavos-de-final da Taça Cidade de Barcelos.


Apenas corria o 2’ e já Serginho tinha aparecido na ‘cara’ do guarda-redes Barbosa para finalizar, no entanto, o creixomilense fez a primeira de muitas defesas que não permitiram ao Cristina marcar. Aos 10’, é de novo Serginho quem entra na área pela esquerda mas, na tentativa de colocar a bola fora do alcance do ‘keeper’, atirou por cima. Mas, aos 25’, numa ‘subida’ à área cristinista, foi o Creixomil a concretizar: a bola tardou a ser afastada pela defensiva visitada e sobrou para o n.17, Maciel, que ‘fuzilou’: 0-1. Aos 40, Tonny teve o empate nos pés, contudo, nova intervenção de Barbosa evitou o golo do avançado, que seguia isolado. Volvidos três minutos, e é André Rego, com um remate de fora da área, a ver o guarda-redes frustrar a sua intenção.


No segundo tempo o Cristina continuou a tentar chegar pelo menos à igualdade, mas do outro lado tinha um opositor que oferecia o domínio do jogo mas não o controlo. Contudo, a derrota é bastante injusta para os arcozelenses. O empate podia ter acontecido aos 75’, em grande jogada individual do atacante Zé, que depois de ultrapassar um adversário, passando-lhe o esférico por cima, atirou cruzado ao lado. Seria um golo brilhante. E merecido.

Cristina no jogo

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Hélder II; Pirikito; Hélder I; Silva; Osso; Quim; Tonny; Serginho; André Rego.

Jogaram ainda: Mauro; Zé; Machado; Góios.

Não utilizados: Kaká (GR); Cardoso; Mário.

Marcador: --.

Melhor em jogo: Quim.

sábado, dezembro 11, 2010

10ª JORNADA: Palme 2-1 Cristina

Embora perdendo na deslocação a Palme, o Cristina manteve o oitavo lugar na I Divisão (continua com 11 pontos). O jogo de domingo passado foi parco em oportunidades de golo, principalmente no primeiro tempo, onde a bola raramente chegou às grandes áreas. Com 0-0 na segunda metade, percebia-se que quem marcasse primeiro se arriscava a ganhar. Foi o Palme, candidato assumido ao título, que acabou por ‘inaugurar’ o marcador e por vencer, 2-1. Na próxima ronda (a 11.ª – 19 de Dezembro), os arcozelenses fazem a recepção ao Creixomil.

O primeiro remate dos cristinista na partida aconteceu aos 22’, por Quim Ribas, mas foi ‘encaixado’ sem dificuldade pelo guarda-redes dos da casa. Mas do lado do Palme também havia dificuldade em chegar à baliza de Sá Pereira. Só de livre os visitados criaram algum perigo: aos 23’, o n.º78, Alegria, bateu um livre directo contra a barreira e na recarga atirou sobre a baliza; aos 45’, em novo livre frontal, o mesmo jogador voltou a acertar na barreira, mas desta vez recarregou melhor, já que obrigou Sá Pereira, com a ‘ajuda’ do poste, a ceder canto.

A pouca produtividade continuou na segunda etapa, contudo, na primeira oportunidade, aos 59’, o Palme ‘facturou’: um dos centrais dos da casa (n.º3) surgiu solto na área e, frente a Sá Pereira, colocou cruzado para o 1-0, sem hipóteses de defesa. Passados cinco minutos, as poucas possibilidades de o Cristina vir a pontuar, pois não estava a conseguir construir jogo ofensivo, ficaram praticamente anuladas. Hélder II cometeu penálti ao derrubar o n.8 do Palme, Bruno, que se encarregou de converter a falta em golo, 2-0. E aos 77’, o ex-cristinista Briosa poderia ter ampliado a vantagem do Palme, mas na ‘cara’ do ‘keeper’ arcozelense atirou ao lado. Os minutos finais pertenceram ao Cristina, que reduziu, aos 83’, por Zé, na sequência de um canto cobrado por Quim Ribas; e aos 88’ até podia ser ‘premiado’ com o empate, mas Serginho enviou a bola a rasar o poste, após jogada e cruzamento de Hélder I.

Cristina no jogo

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Hélder II; Pirikito; Hélder I; Silva; Mauro; Quim; Tonny; Serginho; André Rego.

Jogaram ainda: Ivo Trilho; Osso; Zé; Caixas; Góios.

Não utilizados: Kaká (GR).

Marcadores: Zé

Melhor em jogo: Pirikito


terça-feira, dezembro 07, 2010

TAÇA CIDADE DE BARCELOS: Cristina 5-2 Cambeses

O Cristina apurou-se para os oitavos-de-final da Taça Cidade de Barcelos, após vitória de 5-2 sobre o Cambeses (14.º classificado da II Divisão), na primeira eliminatória da prova, disputada excepcionalmente no campo d'Os Andorinhas, em Arcozelo (foi a primeira vez que os cristinistas jogaram na própria freguesia!). Ao minuto 26, os da casa já venciam por 3-0, contudo, só aos 75' voltariam a 'facturar', quando, desde o início da segunda metade, o resultado estava em 3-2. Contudo, a vitória cristinista nunca foi posta em causa pelo opositor, pois a partida foi mesmo de sentido único.

Foi André Rego quem, logo aos 2', inaugurou o 'placard', assistido por Hélder I. Volvidos cinco minutos e, de novo, o atacante André Rego a fazer o que melhor sabe: golos. Silva efectuou uma boa 'abertura' para o n.º29 cristinista que, com um 'chapéu' perfeito, bateu o guarda-redes do Cambeses. Gesto técnico que Rego tentou repetir aos 10', desta vez a cerca de 35 metros da baliza, aproveitando a ausência temporária do guardião dos visitantes na sua área: a bola bateu no solo e subiu em demasia. Aos 26', o Cristina chegou com facilidade ao 3-0. Quim Ribas bateu um livre para a área, onde Pirikito apareceu a encostar para as redes. Os arcozelenses então baixaram o fluxo ofensivo e permitiram que, aos 43', o Cambeses reduzisse: o n.º10, em jogada de insistência na área, atirou para o 3-1.

A segunda parte começou como terminara a primeira, com o Cambeses a marcar (50'). E novamente pelo n.º10. Depois, instalou-se uma certa 'anarquia' no encontro, com a bola a ser 'lidada' apenas no centro do terreno, mas, a partir dos 65 minutos, o Cristina voltou a 'carregar' em força. As situações de jogadores isolados frente ao 'keeper' do Cambeses (que no segundo tempo foi o suplente) foram constantes. Aos 68', André Rego foi lançado por Hélder I, mas a defesa do guarda-redes do Cambeses evitou o 'hat-trick' do avançado. Passados dois minutos, Hélder I fez nova assistência, ao centrar para Serginho, que cabeceou o esférico ao poste. Aos 73' e 74', Quim Ribas e Zé, respectivamente, progrediram isolados mas permitiram que o guarda-redes, com duas boas intervenções, salvasse a sua equipa. Aos 75', Mauro cruzou para Zé, que, de baliza 'aberta', enviou a bola ao lado. Porém, nesse mesmo minuto, Mauro acreditou, interceptou uma bola e rematou 'seco', à entrada da área, para o 4-2. E os da casa continuaram no ataque: aos 78', Serginho, solto na área, à segunda tentativa, atirou para o 5-2 final. Mas os golos podiam não ficar por aí: aos 86', em remate cruzado, Zé podia ter marcado o sexto; Silva, isolado por Ivo Trilho, aos 90', também esteve perto de concretizar; e a fechar, aos 92, Zé, que teve vinte minutos muito activos (entrou aos 71'), enviou a bola de encontro ao 'ferro', numa recarga.

Cristina no jogo

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Hélder II; Pirikito; Hélder I; Silva; Osso; Quim; Tonny; Serginho; André Rego.

Jogaram ainda: Ivo Trilho; Mauro; Zé; Góios; Cardoso.

Não utilizados: Kaká (GR).

Marcadores: André Rego (2); Pirikito; Mauro; Serginho

Melhor em jogo: André Rego

quinta-feira, dezembro 02, 2010

9ª JORNADA: Cristina 2-2 Campo

Continua o Cristina sem vencer no seu terreno (pelado de Stª Eugénia), após mais um empate a dois, desta vez diante do Campo; esteve a perder e fez a viragem no marcador, porém, já em tempo extra, deixou-se empatar. Completo um terço da prova (nona jornada), os arcozelenses mantêm-se no oitavo posto da tabela classificativa da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos, com 11 pontos. O Campo, que era último, subiu um lugar, embora tenha os mesmo pontos (3) que o Paradela, o ‘lanterna vermelha’. Quarta-feira, feriado 8 de Dezembro, o Cristina recebe o Cambeses para a primeira eliminatória da Taça Cidade de Barcelos, regressando aos jogos do campeonato no Domingo, 12 deste mês, em Palme, com o Futebol Clube local.

A formação do Campo, surpreendentemente ou não, apareceu em Stª Eugénia com a lição bem estudada, fazendo uso do contra-ataque e dos seus atacantes rapidíssimos. O 0-1 assim surgiu (14’). O n.º10 arrancou em velocidade pela esquerda e centrou para o n.º9 desviar para a baliza. Contudo, aos 7’ já Serginho e Caixas tinham tentado o golo: o primeiro rematou, o guardião do Campo defendeu para o lado, onde surgiu Caixas a tentar devolver para o ‘miolo’ da área, mas a bola foi interceptada por um defensor. O Cristina voltaria a procurar o êxito, desta vez aos 32’, com Tonny a atirar de longe para defesa do guarda-redes para canto. Aos 41’, os da casa fazem mesmo o 1-1, de penálti, por André Rego, a castigar uma suposta falta do n.º8 do Campo sobre Pirikito, após um canto. Passados três minutos, nova grande penalidade, mas na outra área: Hélder II encostou no n.º10 forasteiro e este caiu; o próprio bateu o penálti, mas sobre a barra. E ainda antes do apito para o intervalo, o n.º11 do Campo quase batia Sá Pereira, que fez intervenção preciosa, depois de mais um contra-golpe ‘venenoso’.


 
No segundo tempo, as equipas só mudaram de campo, pois a partida regressou equilibrada em oportunidades, com o Cristina a jogar em passes curtos e o Campo em profundidade. Aos 53’, Sá Pereira foi obrigado a sair aos pés do n.º11, salvando para canto. Do outro lado (57’), Serginho cruzou, Tonny encostou com perigo, sendo a bola empurrada para canto. Volvido um minuto, Hélder I ‘serviu’ Pirikito, que, de cabeça, pôs o Cristina na frente, 2-1. Aos 76’, o Campo esboçou mais um ataque, ia-se acercando cada vez mais da área cristinista, mas o n.º15 cabeceou ao lado. Os da casa recorreram ao 'jogo' do adversário, passando a sair em velocidade, como fez André Rego, aos 85’, vendo o remate ser parado com dificuldade pelo ‘keeper’ contrário. Mas quando corria o minuto 91, o Campo chegou à igualdade: um canto foi movimento para a pequena área, o n.º13 visitante falhou a cabeçada mas, com as costas, bateu Sá Pereira, 2-2.



Cristina no jogo

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Hélder II; Pirikito; Hélder I; Silva; Quim; Tonny; Caixas; Serginho; André Rego.

Jogaram ainda: Ivo Trilho; Mauro; Góios.

Não utilizados: João (GR); Mário; Cardoso.

Marcadores: André Rego; Pirikito.

Melhor em jogo: Pirikito