quinta-feira, março 26, 2009

N. D. Águias do Neiva suspenso

A Associação de Futebol Popular de Barcelos, vem por este meio informar o seguinte;

A Associação de Futebol Popular de Barcelos informa todos os seus associados sobre a tomada de posição do N. D. Águias do Neiva relativamente à suspensão por sugestão desta nos campeonatos desta Associação.


Vamos aos factos: no passado dia 08 de Março de 2009, no recinto desportivo do Campo (local onde decorria o jogo Silva/Águias do Neiva), decorria o minuto 65 quando um atleta do Águias do Neiva agrediu um adversário, ficando este estatelado no chão. Um adepto do N. D. Silva (irmão do agredido), ao ver a agressão, entrou no recinto de jogo e dirigiu-se ao atleta agressor com a nítida intenção de o agredir (“supostamente” terá agredido o mesmo, no entanto os adeptos presentes no recinto têm dificuldade em confirmar a agressão).


Nesse preciso momento entraram no terreno de jogo os elementos dos bancos do N. D. Águias do Neiva e do N. D. Silva com a intenção de acalmar a ira do adepto em causa, o que conseguiram. Como no momento o N. D. Silva vencia o N. D. Águias do Neiva por 2-1, os atletas deste último clube, por influência do seu banco, abandonaram o terreno de jogo pelo facto do seu colega já ter sido expulso. No entanto, o árbitro chama os dois capitães e confirma aos mesmos que estavam reunidas todas as condições para recomeçar o jogo. Nesse instante o delegado do Águias do Neiva manda recolher os restantes elementos ao balneário e afiança que não iria continuar o jogo pela falta de segurança. O árbitro ao verificar que os atletas do Águias do Neiva não compareciam no terreno de jogo, deu o mesmo por terminado.


Para fazer valer a sua decisão, o Águias do Neiva argumenta que os seus atletas foram ameaçados verbalmente (facto que não corresponde à verdade) e chamaram as autoridades para fazerem a segurança à saída da equipa. No entanto, nunca houve insegurança durante todo este compasso de tempo, ela apenas existia na opinião dos dirigentes do Águias do Neiva. Nem se preocuparam em verificar se fora dos balneários se encontravam adeptos da Silva que comprometessem a segurança, apenas se fecharam a aguardar a chegada das autoridades, quando a Direcção da AFPB sabe que após o final do jogo toda a gente abandonou o local, tendo apenas ficado um director responsável pelo campo e um director da Silva que permaneceram no local a aguardar durante cerca de uma hora.


Como a Direcção da AFPB já se habituou ao longo dos tempos a atitudes do género, mesmo ao temperamento de alguns dirigentes e atletas do Águias do Neiva, pelo que nada nos espanta. Apenas lamentamos a atitude destes directores que apenas demonstram falta de desportivismo e formação ao impedirem os seus atletas da prática desportiva, quando deviam fomentar o desporto pelo desporto e não a competição, mais grave é quando sabemos que diversos atletas e alguns dirigentes já questionaram os directores que tomaram a posição sobre a legitimidade que possuíam para abandonarem os campeonatos, esta tomada de atitude só nos vem dar razão, há dirigentes que andam no desporto com segundas intenções e depois tomam decisões precipitadas.


Lamentamos!
Sem outro assunto
A Direcção.


(retirado do site da AFPB)

Sem comentários:

Enviar um comentário