quarta-feira, setembro 23, 2009

1ª JORNADA: Cristina 2-0 Estrelas


O Cristina entrou com o pé direito na nova época ao vencer, por 2-0, o Estrelas, curiosamente, o mesmo jogo com que iniciaram o campeonato passado. A jogar em casa, os arcozelenses sentiram alguma dificuldade para levar de vencida a aguerrida equipa de S. Pedro.


A história repetia-se: o sorteio para a primeira jornada da 2ª divisão do Futebol Popular de Barcelos ditou que, tal como em 2008/2009, Cristina e Estrelas se defrontassem na abertura do campeonato; a goleada (5-1) da época transacta pairava no ar, no entanto, desde o início do jogo os visitantes mostraram que este ano as coisas iam ser diferentes. Com a presença de bastante público no campo de jogos de Sta. Eugénia, os da casa quiseram tomar conta do jogo mas tiveram pela frente uma equipa bem organizada e que pressionava o adversário em todo o terreno. Aos 10’, fruto dessa pressão, João, avançado dos forasteiros, aproveita uma perda de bola no meio campo cristinista para criar perigo junto da baliza defendida por Sá Pereira. As ocasiões de golo eram escassas, contudo, à passagem do minuto 22, Quim, nº 10 na camisola, abre o activo: após um lançamento lateral na esquerda, Quim rodopia sobre um adversário e, num surpreendente centro/remate, faz um espectacular golo. Os visitantes reagiram e, aos 28’, Sá Pereira faz a defesa do jogo após novo remate de João. Em cima do intervalo, a formação de Arcozelo quase chega ao segundo; Edinha na direita cruza para a área onde aparece Tetas que, ao segundo poste, chega um tanto ou nada atrasado não conseguindo facturar.

Na segunda metade o jogo endureceu, os lances eram disputados até ao limite e o futebol caiu de qualidade. Para ver uma ocasião de golo foi preciso esperar 26 minutos: Tetas, solto de marcação, na área, não dá o melhor seguimento a um cruzamento, rematando à figura de Bandeira, guarda-redes do Estrelas. Com o tempo a passar os treinadores iam mexendo nas equipas: Serginho, acabado de entrar para o ataque dos da casa, cria perigo com um remate cruzado a levar a bola a passar rente ao poste. Foi o prenúncio para o golo do Cristina que surgiu um minuto volvido. Ivo Trilho na esquerda cruza para a área e Toni, defesa visitante, tenta, de cabeça, atrasar a bola ao guarda-redes mas direcciona mal o passe: Bandeira, em desespero, ainda tira a bola da baliza. Todavia, o árbitro assistente assinalou golo, dando o 2-0 aos arcozelenses, ficando a dúvida se a bola entrou ou não. A equipa de S. Pedro tentou ir à procura do golo mas apenas por uma ocasião criou perigo: Joel surge isolado mas Sá Pereira faz bem a mancha evitando o golo. No final da partida, o treinador vencedor, Chico Baixinho, era um homem visivelmente feliz. Não teve medo das palavras ao afirmar que foram “muito felizes”; “Tínhamos que ser ganhadores, respeitando sempre o adversário, sendo o nosso objectivo sermos campeões”, ideia transmitida pelo técnico aos jogadores. Do outro lado, Cândido Passos, treinador do Estrelas, disse que “foi um jogo viril, de parte a parte, sem maldade, com poucas ocasiões de golo. Eles foram felizes, marcaram na primeira vez que foram à baliza e o auto-golo, na segunda parte, matou o jogo”. Traçou os objectivos para esta época: “melhorar a classificação da época anterior, apesar de a tarefa ser difícil”.


Fotos: Sérgio Silva
____________________________________________
Cristina no jogo
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira; Mineiro; Mosca; Pirikito; Ivo Trilho; Osso (capitão); Quim; Rui; Edinha; Andorinha; Tetas.
Jogaram ainda: Serginho; Ivo; Machado; Goios.
Não utilizados: João; Cardoso.
Marcadores: Quim; Auto-golo.
Melhor do Cristina:
10- QUIM

1 comentário:

  1. fica aqui o meu blog queimadoeofutebol.blogspot.com

    ResponderEliminar