quarta-feira, abril 27, 2011

FORÇA BRIOSA!

O GDC Cristina, através da direcção, equipa técnica e jogadores, vem por este meio prestar o pesar público ao  seu jogador Briosa pelo falecimento do seu irmão. Força amigo, a vida é injusta mas não estás sozinho neste momento tão difícil! O funeral realiza-se sexta-feira, pelas 16h30, na igreja da Santa Casa da Misericórdia.



A morte chega cedo, 

Pois breve é toda vida 
De uma coisa perdida. 



O amor foi começado, 
E quem tenha alcançado 
Não sabe o que alcançou. 



E tudo isto a morte 
No caderno da sorte 
Que Deus deixou aberto. 



Fernando Pessoa, in 'Cancioneiro'

Risca por não estar certo 

O ideal não acabou, 

O instante é o arremedo 

sexta-feira, abril 15, 2011

24.ª JORNADA: Creixomil 3-1 Cristina


No fim-de-semana em que se ficou a conhecer o novo campeão da I Divisão do Popular (Carapeços), o Cristina não conseguiu dar seguimento à senda vitoriosa, perdendo (3-1) com o Creixomil, actual segundo classificado. Os arcozelenses até marcaram primeiro, e cedo, mas um golo creixomilense a fechar o primeiro tempo e outro a abrir o segundo, foram determinantes no desfecho negativo. Assim, a duas jornadas do fim da prova, o Cristina continua em oitavo, com os mesmos 29 pontos, e recebe no Campo de Jogos de Santa Eugénia, no dia 1 de Maio, o campeão Carapeços.


Foi Pirikito, aos 5’, quem abriu o marcador. Cabeçada certeira, após canto e insistência, 0-1! O mesmo jogador, volvidos três minutos, voltou a ser determinante, mas desta vez a evitar o golo do Creixomil. Aos 11’, novo ‘aperto’ para o Cristina, com penálti cometido por Ivo Bota, que porém Kaká defenderia, adivinhando o lado escolhido pelo n.º11 dos da casa! O Creixomil sentiu a perda e só voltou a causar perigo muito perto do intervalo, aos 43’: o n.º18 centrou para o n.7, que rodou e rematou, à entrada da área, rente ao poste da baliza de Kaká. O Cristina, passados dois minutos, respondeu: Marco bateu um livre cruzado para a área creixomilense, mas Rui, solto ao segundo poste, não chegou a tempo de encostar para as redes. E quando já corriam dois minutos de tempo extra da etapa inicial, o grupo da casa fez o empate: um ‘balão’ apanhou o Cristina distraído e o n.º8 ganhou o duelo com Ivo Bota e enviou a bola, rasteira, para o fundo da baliza, 1-1.

Aos 48’, o Creixomil logrou então chegar à vantagem, pelo n.º5, depois de jogada pela ala e insistência no interior da área cristinista. Apenas aos 72’ o Cristina ‘cresceu’, com um disparo de Marco, de longe, que o ‘keeper’ parou, e com um penálti (73’), por falta do n.º6 creixomilense sobre Osso, que, contudo, na conversão, Ivo Trilho permitiu a defesa. Infelicidade para o jogador cristinista, que aos 81’ centrou bem para a cabeçada de Tonny, ao segundo poste, que obrigou o guarda-redes a fazer defesa apertada. Mas, aos 84’, houve nova contrariedade para o Cristina, pois ficou a jogar com menos um atleta, por expulsão, por acumulação de cartões amarelos, de Briosa. E na ‘recta final’ do desafio, o Creixomil ampliou para 3-1 a vantagem, pelo n.º7, em lance aparentemente ilegal, em fora de jogo, critério no qual os arcozelenses foram bastantes prejudicados, já que, momentos antes, Serginho, claramente em jogo, fora impedido de prosseguir com a jogada. A terminar (89’), Tonny atirou de longe, mas o guardião da casa defendeu o remate do atacante.


Sérgio Filipe Silva
__________________________________________

O CRISTINA NO JOGO:

Jogaram pelo Cristina: Kaká (GR); Zé Paula; Pirikito; Ivo Bota; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Rui; Serginho; Marco; André Rego.
Jogaram ainda: Briosa; Caixas; Tonny; Silva.
Não utilizados: Sá Pereira (GR); Góios.
Marcador: Pirikito.
Melhor em jogo: Zé Paula.

sexta-feira, abril 08, 2011

23.ª JORNADA: Cristina 2-0 Palme

Já está! O Cristina garantiu matematicamente a permanência, depois da vitória caseira frente ao Palme, por 2-0. Manteve o oitavo lugar (com 29 pontos) e está agora a apenas três pontos do sétimo, o Macieira. O jogo frente ao Palme foi, porventura, a melhor exibição caseira da época, que redundou no terceiro triunfo (oito, no total). Os arcozelenses marcaram um golo em cada etapa, jogando contra uma equipa com menos um elemento, em mais de meio jogo. No próximo domingo, os cristinistas vão disputar a jornada 24 no campo do Creixomil.

A partida de domingo foi quase de sentido único, mostrando o Cristina com uma boa troca de bola e cumplicidade entre atletas. Aos 13’, André Rego fez o primeiro remate à baliza adversária: cobrou livre cruzado que o guarda-redes do Palme desviou para canto. E, aos 16’, o Palme teve a única oportunidade flagrante do encontro, mas, ao segundo poste, o n.º7, com tudo para ter êxito, atirou muito por cima. Aos 18’, Marco bateu novo livre cruzado para o Cristina, mas a bola saiu também por alto. Então, ao minuto 21, Osso, aproveitando uma bola aliviada para entrada da área dos visitantes, ‘encheu opé’ e, sem hipóteses de defesa, fuzilou para o 1-0! Aos 40’, André Rego entrou em drible na área contrária, mas foi desarmado. E, no minuto seguinte, o Palme sofreu novo revés, ao ver ser expulso, com o segundo cartão amarelo, o seu jogador n.º8, que reagiu violentamente à situação. Aos 47’, Rui efectuou um disparo, do‘meio da rua’, mas o esférico saiu por cima.

O futebol agradável dos da casa regressou dos balneários, e logo ao minuto 46, viu-se uma bonita jogada, com André Rego a centrar para Serginho amortecer e Dantas, à meia volta, rematar para intervenção do guarda-redes. Aos 52’, o Palme chegou timidamente à baliza de Sá Pereira: o pontapé de longe do n.º23 saiu ao lado. Aos 62’, Rui fez uso novamente do seu ‘tiro’de longe, porém, a bola saiu ao lado. E, volvidos quatro minutos, o n.º11 cristinista, após jogada individual, enviou novo ‘míssil’ à baliza do Palme, que não deu golo porque esbarrou no travessão com estrondo! Contudo, aos 76’, o Cristina haveria mesmo de ampliar a vantagem. André Rego entrou na área, junto à linha de fundo, e atirou, de ângulo fechado, para um espectacular golo, 2-0! Aos 88’, Zé do Pau atirou para golo mas o remate deu apenas canto; e, aos 94’, o mesmo jogador, desmarcado por Góios, enviou a bola rente ao poste da baliza dos forasteiros. O último lance de ataque do desafio (95’) pertenceu a Caixas, que, solto na área, concluiu um contra-ataque sobre a baliza.

Sérgio Filipe Silva
__________________________________________

O CRISTINA NO JOGO:

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Pirikito; Ivo Bota; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Rui;Serginho; Marco; André Rego.
Jogaram ainda: Caixas; QuimRibas; Zé do Pau; Góios; Hélder.
Não utilizados: Kaká (GR).
Marcador: Osso; André Rego.
Melhor em jogo: Osso.

terça-feira, abril 05, 2011

22.ª JORNADA: Campo 2-3 Cristina

Permanência (quase) assegurada! O Cristina regressou ao oitavo posto da tabela classificativa da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos, aumentando para nove pontos a vantagem sobre os três clubes que ocupam os lugares de descida, quando faltam quatro rondas para o fim da prova. Foi em Salvador do Campo, contra o clube local, que o Cristina se redimiu do desaire caseiro da ronda anterior, triunfando por 2-3. E se o Cristina se havia ‘queixado’ da eficácia do Pereira, no domingo último foi o Campo a vítima da eficácia, pois aos 17’ os arcozelenses já venciam por 0-3: três remates, três golos!

Foi a formação da casa a primeira a criar um lance de ataque, aos 5’, contudo, o n.º8 disparou muito ao lado, após ultrapassar dois adversários. Depois, chegou a fase decisiva da partida, com o Cristina a bater por três vezes o guarda-redes do Campo, noutras tantas ‘subidas’ à área visitada e no espaço de sete minutos: aos 10’, Rui ‘roubou’ a bola à entrada da área e, já no seu interior, rematou cruzado para o tento inaugural; aos 15’, André Rego centrou para Tonny cabecear na perfeição (à ponta de lança) para o 0-2; aos 17’, Serginho apanhou a bola na ‘área de rigor’ e atirou rasteiro, fazendo o 0-3. Parecia estar tudo a correr maravilhosamente, porém, aos 26’, Zé Paula lesionou-se, devido a uma entrada duríssima de um opositor. E à meia hora de jogo, o Campo teve uma grande ocasião de golo, com várias tentativas, mas Silva afastou o perigo. O mesmo jogador, aos 37’, quando o n.º8 do Campo seguia isolado, foi ‘obrigado’ a cometer penálti. O n.º7 da casa encarregou-se da marcação e apontou o 1-3. E ainda antes do intervalo, o n.º9, frente a Sá Pereira não conseguiu ‘facturar’.


Na segunda etapa, o Campo entrou decidido a marcar de novo (47’), com o n.º8, solto na área, a corresponder bem a um cruzamento, embora atirando ao lado. Todavia, aos 51’, é o Cristina a ficar perto do quarto golo, com Rui, isolado, a rematar para defesa do guardião. Entretanto o jogo tornara-se duro, por responsabilidade da equipa da casa, mas nada que intimidasse o Cristina, que por Tonny teve mais duas oportunidades de concretizar: aos 70’, disparo de longe que saiu por alto; aos 73’, após canto, cabeceamento parado pelo guarda-redes. Depois, aos 79’, é Sá Pereira, com intervenção providencial a golpe de cabeça do n.º7, ao segundo poste, após um bom centro, a evitar o golo. Do outro lado (aos 80’), Zé do Pau teve um potente disparo cruzado de fora da área, que só não deu golo devido ao desvio do ‘keeper’ da casa para canto. No minuto seguinte, Caixas, solto na área, não conseguiu emendar um cruzamento e, aos 89’, o n.º7 do Campo bateu livre que saiu muito perto do poste da baliza cristinista. Pensava-se, portanto, que o resultado final seria o 1-3, e quando o árbitro já dava descontos sobre descontos (aos 97’), o Campo fez o 2-3: o n.º10 corria isolado e Sá Pereira teve que intervir, contudo, a bola sobrou para o n.º 15 que, de fora da área, enviou a bola em jeito, e por alto, para o fundo da baliza.


Sérgio Filipe Silva
__________________________________________

O CRISTINA NO JOGO:

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Pirikito; Silva; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Rui; Serginho; André Rego; Tonny.
Jogaram ainda: Chusca; Ivo Bota; Caixas; Zé do Pau; Hélder.
Não utilizados: Kaká (GR); Góios.
Marcador: Rui; Tonny; Serginho.
Melhor em jogo: Rui.