Permanência (quase) assegurada! O Cristina regressou ao oitavo posto da tabela classificativa da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos, aumentando para nove pontos a vantagem sobre os três clubes que ocupam os lugares de descida, quando faltam quatro rondas para o fim da prova. Foi em Salvador do Campo, contra o clube local, que o Cristina se redimiu do desaire caseiro da ronda anterior, triunfando por 2-3. E se o Cristina se havia ‘queixado’ da eficácia do Pereira, no domingo último foi o Campo a vítima da eficácia, pois aos 17’ os arcozelenses já venciam por 0-3: três remates, três golos!
Foi a formação da casa a primeira a criar um lance de ataque, aos 5’, contudo, o n.º8 disparou muito ao lado, após ultrapassar dois adversários. Depois, chegou a fase decisiva da partida, com o Cristina a bater por três vezes o guarda-redes do Campo, noutras tantas ‘subidas’ à área visitada e no espaço de sete minutos: aos 10’, Rui ‘roubou’ a bola à entrada da área e, já no seu interior, rematou cruzado para o tento inaugural; aos 15’, André Rego centrou para Tonny cabecear na perfeição (à ponta de lança) para o 0-2; aos 17’, Serginho apanhou a bola na ‘área de rigor’ e atirou rasteiro, fazendo o 0-3. Parecia estar tudo a correr maravilhosamente, porém, aos 26’, Zé Paula lesionou-se, devido a uma entrada duríssima de um opositor. E à meia hora de jogo, o Campo teve uma grande ocasião de golo, com várias tentativas, mas Silva afastou o perigo. O mesmo jogador, aos 37’, quando o n.º8 do Campo seguia isolado, foi ‘obrigado’ a cometer penálti. O n.º7 da casa encarregou-se da marcação e apontou o 1-3. E ainda antes do intervalo, o n.º9, frente a Sá Pereira não conseguiu ‘facturar’.
Na segunda etapa, o Campo entrou decidido a marcar de novo (47’), com o n.º8, solto na área, a corresponder bem a um cruzamento, embora atirando ao lado. Todavia, aos 51’, é o Cristina a ficar perto do quarto golo, com Rui, isolado, a rematar para defesa do guardião. Entretanto o jogo tornara-se duro, por responsabilidade da equipa da casa, mas nada que intimidasse o Cristina, que por Tonny teve mais duas oportunidades de concretizar: aos 70’, disparo de longe que saiu por alto; aos 73’, após canto, cabeceamento parado pelo guarda-redes. Depois, aos 79’, é Sá Pereira, com intervenção providencial a golpe de cabeça do n.º7, ao segundo poste, após um bom centro, a evitar o golo. Do outro lado (aos 80’), Zé do Pau teve um potente disparo cruzado de fora da área, que só não deu golo devido ao desvio do ‘keeper’ da casa para canto. No minuto seguinte, Caixas, solto na área, não conseguiu emendar um cruzamento e, aos 89’, o n.º7 do Campo bateu livre que saiu muito perto do poste da baliza cristinista. Pensava-se, portanto, que o resultado final seria o 1-3, e quando o árbitro já dava descontos sobre descontos (aos 97’), o Campo fez o 2-3: o n.º10 corria isolado e Sá Pereira teve que intervir, contudo, a bola sobrou para o n.º 15 que, de fora da área, enviou a bola em jeito, e por alto, para o fundo da baliza.
Sérgio Filipe Silva
__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Pirikito; Silva; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Rui; Serginho; André Rego; Tonny.
Jogaram ainda: Chusca; Ivo Bota; Caixas; Zé do Pau; Hélder.
Não utilizados: Kaká (GR); Góios.
Marcador: Rui; Tonny; Serginho.
Melhor em jogo: Rui.