terça-feira, março 29, 2011

21.ª JORNADA: Cristina 1-2 Pereira

Quando faltam cinco jornada para o fim da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos, o Cristina perdeu a oportunidade de, virtualmente, assegurar a manutenção, pois no domingo, em jogo da 21.ª ronda, saiu derrotada pelo Pereira, 1-2 (na primeira volta, os de Arcozelo haviam vencido em Pereira pelo mesmo resultado, curiosamente). Só com praticamente duas ‘subidas’ à baliza dos da casa no encontro, o Pereira logrou marcar dois golos, ainda no primeiro tempo. Os arcozelenses falharam, assim, o terceiro triunfo consecutivo, mas nada que impeça o clube de cumprir os objectivos, embora tenha descido uma posição (está em nono), sendo ultrapassado precisamente pelo Pereira, que possui 24 pontos, mais um que os cristinistas. No próximo fim-de-semana, o Cristina vai jogar ao terreno do Campo.

Aos 7’, quando André Rego, assistido por Caixas, atirou por cima, e quando, aos 16’, Rui também disparou por alto, ainda não se previa que seria uma manhã infeliz para o Cristina. Aos 29’, na primeira investida dos visitantes, o Pereira marcou: o n.º10 centrou da direita e, ao segundo poste, o n.º3 fez o 0-1. O Cristina demorou a reagir, mas, aos 37’, André Rego terá sofrido um penálti (não assinado). No minuto seguinte, Marco, por pouco, não chegou a uma bola que poderia ter dado o empate. E, aos 40’, Ivo Trilho tirou um cruzamento do seu flanco que encontrou André Rego à entrada da área; o avançado disparou forte e colocado, tendo a bola saído junto à quina da baliza! Volvido um minuto, contudo, o Pereira ampliaria a vantagem: o n.º20, frente ao guarda-redes Sá Pereira, foi feliz e empurrou o esférico para o 0-2. Tarefa árdua esperava o Cristina na segunda metade, já que, aos 44’, voltava a não conseguir concretizar: após canto, Dantas e Caixas viram os seus remates esbarrarem em opositores.

André Rego, aos 52’, tentou novamente o golo, mas o remate, feito de ângulo fechado, saiu às malhas laterais da baliza; aos 59, Caixas, isolado, também perdeu a oportunidade de reduzir. E ao minuto 66’, os visitantes têm a terceira e última ‘subida’ à área cristinista, com um remate cruzado do n.º11 que Sá Pereira defendeu. Mas, aos 73’, Rui, através de livre directo frontal, deu novo alento ao Cristina, ao atirar para o 1-2. Contudo, quatro minutos depois, Briosa foi expulso, com cartão vermelho directo, por entrada dura. Mesmo com menos um elemento, só o Cristina procurava atacar, combatendo o compreensível anti-jogo adversário, tendo ficado perto do empate em vários cantos e livres. Rui, aos 84’, bateu um livre e Serginho emendou, com a bola a passar perto da baliza; aos 89’, após jogada de insistência da equipa cristinista, Serginho sofre falta à entrada da área pereirense, contudo o livre, de novo cobrado por Rui, esbarrou na barreira.


Sérgio Filipe Silva
__________________________________________

O CRISTINA NO JOGO:

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Pirikito; Silva; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Rui; Marco; Caixas; André Rego.
Jogaram ainda: Briosa; Serginho; Ivo Bota; Góios.
Não utilizados: Kaká (GR); Hélder.
Marcador: Rui.
Melhor em jogo: Rui.

segunda-feira, março 21, 2011

20ª JORNADA: Silva 1-2 Cristina

O Cristina deu mais um passo importante rumo à permanência, ao conseguir a segunda vitória consecutiva, vencendo por 1-2 o Silva, no pelado de Cossourado (‘casa’ emprestada aos silvenses), com uma grande exibição, porventura a melhor da época! Cumprida a jornada 20 (faltam seis para o fim da prova), o Cristina está no oitavo lugar (subiu um!) da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos, com 23 pontos, e adquiriu uma vantagem de seis pontos para os clubes que estão abaixo da ‘linha d’água’. O Cristina vai recepcionar, na próxima ronda (27 de Março), no campo de jogos de Santa Eugénia, o Pereira.

Os primeiros vinte minutos da partida de domingo foram bastante calmos, foi o chamado ‘estudo mútuo’, e só aos 19’ a bola chegou a uma das balizas. Canto para o Silva e, ao segundo poste, o desvio saiu muito perto do ferro. Aos 22’, a equipa da casa tem uma perda de bola e André Rego, ainda fora da área, tenta o ‘chapéu’ ao guarda-redes do Silva; no mesmo minuto e também em lance idêntico, o Silva arrisca marcar, mas também sem sucesso. Aos 24’, o n.º6 do Silva rematou cruzado para defesa de Sá Pereira, porém, seria o Cristina a chegar ao golo, passados dois minutos, por André Rego. Livre directo descaído para a esquerda, que o atacante cristinista enviou cruzado para a ‘gaveta’! Uma obra de arte sem hipótese de defesa! Após o 0-1, o Cristina criou inúmeras oportunidades claras para adquirir uma vantagem tranquila, com jogadas bonitas de futebol: aos 33’, Dantas, isolado por Marco, atirou muito por cima; aos 34’, Tonny, dentro da área, teve o golo nos pés mas rematou frouxo; aos 36’, Marco ‘explodiu’ pela direita e, completamente desmarcado, viu o ‘keeper’ silvense negar-lhe o golo duas vezes; aos 37’, Osso, de ângulo difícil, atirou à barra, sobrando a bola para André Rego, que, por sua vez, solicitou o guarda-redes para boa defesa. O n.1 da Silva ia sendo o salvador da sua equipa perante o imenso caudal ofensivo dos cristinistas, e só aos 41’ os visitados importunaram Sá Pereira, em novo canto (chegado à baliza) que o cristinista sacudiu. E, aos 44’, aconteceu o único ‘caso’ do jogo, com Tonny a ser derrubado na grande área contrária, sem ser assinado o devido penálti, aliás, o avançado foi duplamente castigado, pois foi admoestado com cartão amarelo por ter caído!


A segunda etapa começou logo com o lance em que a equipa do Silva é ‘useira e vezeira’, canto chegado à baliza: o n.º6 fez a bola passar junto à linha de golo sem ninguém lhe tocar! Aos 61’, o Cristina, que continuava desinibido, fez uma das melhores jogadas do desafio: combinação entre Tonny e André Rego, com este último a entrar na área e a ultrapassar um defesa, rematando cruzado ao poste! Aos 72’, Sá Pereira brilhou, ao defender com a perna, em última ‘instância’, um livre ‘tenso’. Aos 74’, surgiu então a tranquilidade, com o 0-2 apontado por Marco. Mais uma bela triangulação: Rui meteu a bola na ala esquerda, em André Rego, este virou o flanco onde, ao segundo poste, apareceu o extremo Marco a encostar para o êxito! Aos 78’, o Silva esteve perto de reduzir, mas Sá Pereira parou o potente remate do n.º7, contudo, aos 84’, os silvenses marcaram mesmo, pelo n.º10, em golpe de cabeça fulminante, próximo da baliza, após canto. Até ao fim, os arcozelenses nem tiveram de sofrer muito para segurarem a vantagem (seria uma injustiça não levarem três pontos na bagagem, depois de um encontro tão bem conseguido), pertencendo a Serginho a última chance de golo: o n.º8 cristinista, isolado, tentou ‘chapéu’ mas o guarda-redes contrário, com uma excelente estirada, defendeu para canto.

Sérgio Filipe Silva
__________________________________________


O CRISTINA NO JOGO:

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Machado; Silva; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Rui; Marco; André Rego; Tonny.
Jogaram ainda: Ivo Bota; Briosa; Serginho; Góios; Chusca.
Não utilizados: Kaká (GR); Zé.
Marcadores: André Rego; Marco.
Melhor em jogo: André Rego.

sábado, março 05, 2011

19ª JORNADA: Cristina 2-1 Paradela

Regressou às vitórias o Cristina (a segunda caseira - quinta no campeonato)! E quão importante foi o triunfo (2-1) frente ao Paradela, no último domingo, em partida da 19.ª jornada da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos. Embora a perder ao intervalo, os cristinistas entraram determinados a virar o resultado na segunda metade, o que obtiveram, com golos golos de Marco e Rui. Quando faltam disputar sete jogos, o Cristina soma 20 pontos e ocupa o nono posto na tabela classificativa (subiu um), com quatro pontos de vantagem para os clubes que estão nos lugares de descida. A próxima ronda só se disputará a 20 de Março, pois o campeonato pára uma semana. O Cristina vai ao reduto do Silva.


O Paradela, desde cedo, mostrou ao que vinha: fechado na defesa e com contra-ataques 'venenosos', o adversário cristinista, que também luta pela manutenção (é 13.º, com 14 pontos), prometia causar muitos problemas. Aos 5', o n.º6 paradelense surgiu isolado frente a Kaká, torneou o guarda-redes, mas, já sem ângulo, cruzou atrasado, sendo Machado a afastar o perigo. Do outro lado (11'), Zé rematou cruzado mas o 'keeper' dos visitantes desviou para canto. Aos 24', novamente o Paradela se acercou com perigo da baliza de Kaká, que defendeu com dificuldade remate de ângulo difícil do n.º79. Precisamente esse jogador, volvidos quatro minutos, fez o 0-1, ao aproveitar sucessivas hesitações dos jogadores do Cristina à entrada da grande área. Solto frente a Kaká, o n.º79 não teve dificuldade em tocar para o fundo das redes. Os da casa tentaram reagir, por Briosa, aos 39', em remate frontal que saiu ao lado, e por André Rego, aos 45', em livre directo que também errou o alvo. Pelo meio (40'), o n.º6 do Paradela voltou a fazer uso da principal arma da sua equipa, o contra-golpe, mas embora isolado, perante a oposição de Kaká, atirou ao lado.


O descanso foi bom conselheiro para os cristinistas, que, logo no início da segunda parte, empataram! Aos 47', Briosa, já dentro da área, amorteceu para Marco, que rematou, de primeira, para o fundo da baliza paradelense, 1-1! E continuou a carregar o Cristina! Aos 50', o autor do golo bateu um canto e Rui cabeceou à barra! Em novo canto apontado por Marco, passado um minuto, Zé Paula rematou ao lado. E na jogada imediata (52'), Dantas, à meia volta e de fora da grande área, atirou para defesa do guarda-redes. Rui, aos 55', em remate frontal de longe, ficou também perto do golo (a bola saiu ao lado). Aos 60', o Paradela conseguiu aliviar a pressão e numa incursão no meio campo cristinista, o n.º79 passou por Pirikito mas o lance acabou com a bola nas mãos de Kaká, que agarrou fácil. Contudo, aos 72', o Cristina finalmente materializou a superioridade! Rui, em livre directo frontal, enviou a bola para o 2-1 que seria final! O remate potente ainda sofreu a tentativa de defesa do guarda-redes paradelense, mas entrou entrou junto ao ângulo! Ainda de livre, Marco atirou às malhas laterais (81'). Todavia, do outro lado também houve perigo, com Machado a anular, 'in extremis', um cruzamento do Paradela (84'). Até ao fim, o Cristina fez a gestão que lhe convinha do encontro, mantendo o esférico longe da sua baliza e fazendo as últimas substituições, garantindo assim três preciosos pontos.


Sérgio Filipe Silva
__________________________________________


O CRISTINA NO JOGO:

Jogaram pelo Cristina: Kaká (GR); Zé Paula; Machado; Pirikito; Marco; Osso; Dantas; Briosa; Ivo Trilho; André Rego; Zé.
Jogaram ainda: Rui; Ivo Bota; Tonny; Serginho; Silva.
Não utilizados: Sá Pereira (GR); Chusca; Góios.
Marcadores: Marco; Rui.
Melhor em jogo: Marco.