Quando faltam cinco jornada para o fim da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos, o Cristina perdeu a oportunidade de, virtualmente, assegurar a manutenção, pois no domingo, em jogo da 21.ª ronda, saiu derrotada pelo Pereira, 1-2 (na primeira volta, os de Arcozelo haviam vencido em Pereira pelo mesmo resultado, curiosamente). Só com praticamente duas ‘subidas’ à baliza dos da casa no encontro, o Pereira logrou marcar dois golos, ainda no primeiro tempo. Os arcozelenses falharam, assim, o terceiro triunfo consecutivo, mas nada que impeça o clube de cumprir os objectivos, embora tenha descido uma posição (está em nono), sendo ultrapassado precisamente pelo Pereira, que possui 24 pontos, mais um que os cristinistas. No próximo fim-de-semana, o Cristina vai jogar ao terreno do Campo.
Aos 7’, quando André Rego, assistido por Caixas, atirou por cima, e quando, aos 16’, Rui também disparou por alto, ainda não se previa que seria uma manhã infeliz para o Cristina. Aos 29’, na primeira investida dos visitantes, o Pereira marcou: o n.º10 centrou da direita e, ao segundo poste, o n.º3 fez o 0-1. O Cristina demorou a reagir, mas, aos 37’, André Rego terá sofrido um penálti (não assinado). No minuto seguinte, Marco, por pouco, não chegou a uma bola que poderia ter dado o empate. E, aos 40’, Ivo Trilho tirou um cruzamento do seu flanco que encontrou André Rego à entrada da área; o avançado disparou forte e colocado, tendo a bola saído junto à quina da baliza! Volvido um minuto, contudo, o Pereira ampliaria a vantagem: o n.º20, frente ao guarda-redes Sá Pereira, foi feliz e empurrou o esférico para o 0-2. Tarefa árdua esperava o Cristina na segunda metade, já que, aos 44’, voltava a não conseguir concretizar: após canto, Dantas e Caixas viram os seus remates esbarrarem em opositores.
André Rego, aos 52’, tentou novamente o golo, mas o remate, feito de ângulo fechado, saiu às malhas laterais da baliza; aos 59, Caixas, isolado, também perdeu a oportunidade de reduzir. E ao minuto 66’, os visitantes têm a terceira e última ‘subida’ à área cristinista, com um remate cruzado do n.º11 que Sá Pereira defendeu. Mas, aos 73’, Rui, através de livre directo frontal, deu novo alento ao Cristina, ao atirar para o 1-2. Contudo, quatro minutos depois, Briosa foi expulso, com cartão vermelho directo, por entrada dura. Mesmo com menos um elemento, só o Cristina procurava atacar, combatendo o compreensível anti-jogo adversário, tendo ficado perto do empate em vários cantos e livres. Rui, aos 84’, bateu um livre e Serginho emendou, com a bola a passar perto da baliza; aos 89’, após jogada de insistência da equipa cristinista, Serginho sofre falta à entrada da área pereirense, contudo o livre, de novo cobrado por Rui, esbarrou na barreira.
Sérgio Filipe Silva
__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Pirikito; Silva; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Rui; Marco; Caixas; André Rego.
Jogaram ainda: Briosa; Serginho; Ivo Bota; Góios.
Não utilizados: Kaká (GR); Hélder.
Marcador: Rui.
Melhor em jogo: Rui.