domingo, fevereiro 27, 2011

18ª JORNADA: Sequeade 2-2 Cristina

Foi semelhante ao jogo da primeira volta o Sequiade, 2 - Cristina, 2 da 18.ª jornada da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos. A 24 de Outubro de 2010, os dois emblemas também haviam empatado a dois golos, com 1-1 ao intervalo, e com um penálti para cada lado (mas desta vez o Cristina não aproveitou a ocasião soberana)! Com o empate de domingo, no pelado da Várzea (terreno 'emprestado' aos sequiadenses), os arcozelenses passaram a somar 17 pontos e mantiveram o décimo posto na tabela, contudo, estão apenas dois pontos acima dos lugares de descida (o primeiro deles ocupado precisamente pelo Sequiade - 12.º classificado). Na próxima ronda, a 6 de Março, o Cristina faz a recepção a outro concorrente directo, o Paradela (13.º posicionado).

Aos 8', ainda as equipas não tinham assentado o seu futebol, e já o Cristina estava a perder. Fora assinalado, pelo fiscal de linha, uma falta dentro da área, que pareceu não ter existido, de Pirikito sobre o n.º9 sequiadense. Penálti e 1-0 pelo n.º7. No minuto seguinte, novo penálti! Desta vez para os de Arcozelo. André Rego foi agarrado na grande área do Sequiade, porém, na cobrança do castigo, o atacante permitiu a defesa do guarda-redes. Aos 18', num rápido contra-ataque do Sequiade, quase surge o 2-0. O n.º29, isolado, rematou cruzado para defesa de Sá Pereira, mas foi Chusca a atirar a bola para canto, quando era iminente uma recarga com sucesso. André Rego tentou o golo (31'), de livre directo, mas voltou a ser infeliz: a bola bateu no poste! Todavia, aos 42', o Cristina haveria mesmo de chegar à igualdade. Marco executou um livre que o guarda-redes não segurou e Machado apanhou a sobra, encostando para o 1-1.

Na segunda parte, logo aos 49', o Sequiade teve grande ocasião de golo, contudo, o n.º20 acertou no poste. Mas, aos 56', os da 'casa' chegaram novamente à vantagem: um lançamento em profundidade desmarcou o n.º9 que, perante o falhanço colectivo da defesa cristinista, 'facturou' à saída de Sá Pereira. Estando em desvantagem, ainda por cima frente a um oponente directo, o Cristina tinha de fazer mais. Foi então que André Rego 'quebrou o enguiço', ao cobrar, irrepreensivelmente, um livre directo que deu o 2-2 (65'). Depois, regressou o futebol incaracterístico, tendo pertencido ao Sequiade a única oportunidade para desatar o nó (75'). No entanto, o n.º9, solto ao segundo poste, não acertou na baliza, quando o golo parecia inevitável.

Sérgio Filipe Silva
__________________________________________


O CRISTINA NO JOGO:

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Chusca; Machado; Pirikito; Marco; Osso; Dantas; Briosa; Serginho; André Rego; Zé.
Jogaram ainda: Silva; Ivo Trilho; Tonny; Góios.
Não utilizados: Kaká (GR); Zé Paula.
Marcadores: Machado; André Rego.
Melhor em jogo: Osso

terça-feira, fevereiro 15, 2011

17ª JORNADA: Leocadenses 3-1 Cristina


A jornada 17 colocou ‘frente-a-frente’ os campeões da temporada passada: o campeão em título da I Divisão, o Leocadenses, e o Cristina, que venceu II Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos em 2009/10. O Leocadenses, que segue em segundo na tabela classificativa, materializou o seu favoritismo, vencendo por 3-1 (2-0 ao intervalo), no pelado de Abade de Neiva (casa emprestada aos leocadenses). O dia 13 foi de azar para o Cristina, que enfrentou noventa minutos de intensa chuva e frio sem ver compensado o esforço com pontos. O emblema de Arcozelo está em décimo lugar, com 16 pontos, mas apenas dois pontos acima das posições de descida; na próxima ronda (que só se cumprirá a 27 de Fevereiro), terá uma deslocação importante a Sequiade, visto o clube local ser exactamente o primeiro clube abaixo da ‘linha d’água’ (possui 14 pontos).


Na ‘entrada’ do jogo o Cristina até mostrou serviço, com um remate de Briosa ao lado (6’) e com Tonny, desmarcado, a obrigar o guarda-redes leocadense a sair-lhe ao ‘caminho’ (9’). Porém, aos 15’, o Leocadenses adiantou-se: o n.º6, em golpe de cabeça, mesmo ‘em cima da baliza’, fez o 1-0. Aos 17’, o n.º11 dos da ‘casa’ fez a primeira de muitas investidas pelo seu flanco; perseguido por Machado, e à saída de Sá Pereira, atirou perto do poste. À meia hora de jogo, Dantas fez uma boa abertura para a ala direita, onde Serginho, que fez uma primeira parte de grande nível, foi em grande esforço ‘ganhar a linha’, todavia, o centro foi parado pelas luvas do guardião contrário. O n.º11 dos de verde já tinha avisado e, aos 37’, em novo ‘raide’ pelo seu ‘corredor’, apareceu na ‘cara’ de Sá Pereira e atirou para o fundo da baliza, 2-0.


A chuva não parava, mas a segunda etapa recomeçou com as marcações ‘reforçadas’, já que na primeira metade até houve uma paragem por não se perceber onde se situava o traço lateral (o terreno estava alagado). O Cristina regressou dos balneários com alterações, Pirikito cedeu o seu lugar no centro da defesa a Silva e Ivo Trilho foi trocado por Zé Paula. E de seguida, aos 50’, André Rego substituiu Serginho e Caixas, logo depois, foi expulso, aparentemente por protestos. Então, voltou a ‘facturar’ o Leocadenses, que fez o 3-0 aos 66’: o n.º14 fez uma jogada profícua na área cristinista e ‘ofereceu’ o golo ao n.º11, que atirou sem hipóteses de defesa para Sá Pereira. Contudo, volvidos quatro minutos, Ivo Bota, que entrara ao minuto 56 para o lugar do ‘tocado’ Briosa, respondeu afirmativamente a um canto apontado por Marco, marcando, de cabeça, o 3-1. Este resultado seria final, contudo, o Leocadenses até teve uma ocasião soberana, aos 75’, mas o n.º11 não conseguiu o ‘hat-trick’, ao desperdiçar um penálti cometido sobre si mesmo (Hélder, que entrara aos 68’ – saiu Tonny -, derrubou o atacante). O sol, entretanto, resolvera aparecer, mas não haveria mais golos; o Cristina tentou reduzir por André Rego, que desmarcado por Dantas, atirou ao lado; e o Leocadenses procurou ampliar a vantagem, pelo n.º8, aos 90’, e pelo ‘irrequieto’ n.º11, aos 93’, novamente solto na área.



Sérgio Filipe Silva
__________________________________________


O CRISTINA NO JOGO:

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Marco; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Osso; Dantas; Briosa; Serginho; Caixas; Tonny.
Jogaram ainda: Zé Paula; Silva; André Rego; Ivo Bota; Hélder.
Não utilizados: Kaká (GR); Zé.
Marcadores: Ivo Bota.

Melhor em jogo:
Ivo Bota

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

16ª JORNADA: Cristina 1-1 Carvalhal

Cumprida a 16.ª jornada da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos, o Cristina subiu um posto, está em nono com 16 pontos, fruto do terceiro empate caseiro (1-1), desta feita com o Carvalhal. Os arcozelenses só possuem uma vitória em casa, em nove desafios, e embora frente ao Carvalhal tenham marcado primeiro, cederam a igualdade ainda no primeiro tempo, não logrando quebrar a tendência dos encontros caseiros. Situando-se três lugares e três pontos acima da ‘linha d’água’, o Cristina vai ter em Vilar do Monte, no reduto do segundo classificado, o Leocadenses, no domingo 13 de Janeiro, um difícil encontro.

O empate acaba por ser justo, visto as ocasiões de golos serem repartidas. O Carvalhal teve a primeira grande oportunidade de atingir a vantagem (18’), porém, o guarda-redes Kaká teve uma saída providencial e corajosa aos pés do n.º11 que, isolado, foi incapaz de ‘facturar’. Depois, surgiu Briosa do lado do Cristina a responder com um remate de longe (20’) e uma jogada no interior da pequena área (21’), que deram canto. Fora o prenúncio do golo que apareceria ao minuto 23! Um grande golo! Serginho ‘leu’ o jogo da melhor forma e fez um passe longo que ‘rasgou’ toda a defesa forasteira e desmarcou Briosa, que com um ‘chapéu’ com as medidas certas, abriu o marcador. Contudo, aos 36’, o Carvalhal fez o 1-1. Uma cabeçada aparentemente inofensiva do n.º8 solicitou Kaká, que ficou mal, pois deu uma ‘palmada’ muito branda na bola, que foi entrando devagar na baliza.

Na segunda metade, tentou, aos 54’, o Cristina voltar a marcar, após livre batido por Marco para área e cabeçada de Rui, que o guarda-redes do Carvalhal desviou para a barra. Aos 73’, é Kaká, também com grande defesa para canto, a desviar um livre directo, movimentado pelo n.º4, que levava ‘selo’ de golo. Volvidos cinco minutos, é de novo o Carvalhal a ficar perto de acertar na baliza cristinista, mas o n.º11, de cabeça, atirou por cima. E do outro lado, aos 81’, André Rego, na sequência de um canto, enviou a bola para golo, mas o n.º2, mesmo em cima do ‘risco’, salvou a sua equipa. Mas seria dos visitantes a última ‘chance’ de golo, com o n.º16, em duas tentativas, a não superar a oposição de Kaká.


Sérgio Filipe Silva
__________________________________________


O CRISTINA NO JOGO:

Jogaram pelo Cristina: Kaká (GR); Zé Paula; Machado; Pirikito; Marco; Silva; Ivo Bota; Rui; Serginho; Caixas; Briosa.
Jogaram ainda: Edinha; Tonny; André Rego.
Não utilizados: Sá Pereira (GR); Quim Ribas; Dantas; Hélder II.
Marcadores: Briosa.

Melhor em jogo:
Briosa