
O Cristina conheceu ontem a conclusão do inquérito feito pela AFPB ao jogo Leões da Serra – Cristina (vitória de 0-3 para os arcozelenses), que o colocou, à entrada do encontro de hoje com o Macieira, a apenas um ponto da liderança! Se não houvesse empate, uma das formações sairia campeã da partida de Stª Eugénia! Mas o Cristina repetiu o resultado de S. Martinho: 2-2! Mas até esteve a perder, 0-2, pois o adversário chegou a “gelar” a equipa da casa (pese o intenso calor), quando era o Cristina a única equipa a procurar o golo. No segundo tempo, os cristinistas entraram de novo fortes e alcançaram o empate, adiando tudo para o próximo domingo. Ao 13.º jogo caseiro, o Cristina perdeu pontos pela primeira vez, continuando todavia invicto! Agora, visto os macieirenses folgarem na última jornada, os arcozelenses precisam de vencer o Águias de S. Mamede, dependendo, portanto, apenas de si para se sagrarem campeões da II Divisão do Campeonato Popular – Liga Águas de Barcelos.


No pelado de Stª Eugénia viu-se um dos melhores embates da época, com um ritmo altíssimo (e muito público!), algo expectável, não tivessem os dois emblemas em campo as melhores equipas do campeonato. Mas foi o Cristina quem entrou mais corajoso, e aliás marcou logo ao minuto 2, contudo o fiscal de linha anulou o golo de Miguel, por fora-de-jogo (duvidoso). Nada que desanimasse os comandados de Chico Baixinho, que continuaram com um ataque avassalador. Aos 5’ tiveram na cabeça de Caixas, após cruzamento de Rui, hipótese de inaugurar o marcador (remate saiu por cima). Aos 15’, Briosa fez uma grande jogada na área e soltou para Miguel, que no entanto não acertou na baliza do Macieira. Volvidos 4 minutos, e é a vez de Rui tabelar com Miguel e atirar com potência, mas sobre a barra. Caixas, aos 22’, surgiu solto na grande área macieirense mas um defensor cortou o lance para canto. É conhecido, e quase infalível, o chavão “quem não marca, sofre”, mas o Macieira estava encolhido no seu meio campo… Porém, o adágio confirmou-se! Osso e Pirikito falharam a intercepção a uma bola que “caiu” nos pés do n.º83 do Macieira, Fernando, que, à saída de Kaká, tocou, devagar, para o 0-1 (27’)! Foi um “soco no estômago” dos arcozelenses, que ainda atordoados, permitiram que os forasteiros aumentassem para 0-2, aos 38’, pelo n.º 10, Nuno Sousa (melhor “artilheiro” da prova), na sequência de um canto.


A derrota significava perder o campeonato e, cientes disso, os cristinistas regressaram dos balneários mais serenos e dispostos a darem o “tudo por tudo”. Aos 47’, Miguel, sem o guarda-redes do Macieira, Dário, na baliza, pontapeou para fora; passado um minuto, Caixas entrou com um drible fantástico na área e, quando “tirava as medidas” à baliza, um contrário cedeu canto. Mas quem porfia sempre alcança! Mineiro, aos 54’, depois de livre batido por Rui e defesa incompleta de Dário, cabeceou subtilmente, de costas, fazendo o 1-2! Toda equipa acreditou, então, que era possível virar o resultado! O empate apareceu aos 61’: Rui centrou e Miguel, já na pequena área, rematou com êxito, 2-2! Apesar das várias tentativas do Cristina para consumar a reviravolta e garantir o título, o jogo não viria a ter mais golos. Rui ainda cobrou um livre (69’), que Dário não conseguiu segurar, e Miguel rematou de longe (90’), porém, por cima da baliza. Só aos 93’ o Macieira incomodou verdadeiramente Kaká: um livre directo apontado por Viseu obrigou o guardião cristinista a desviar a bola para canto. De seguida, soou o apito final.

TEXTO e FOTOS: sérgio silva________________________________________
Cristina no jogoJogaram pelo Cristina: Kaká; Mineiro; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Osso (capitão); Dantas; Rui; Miguel; Briosa; Caixas.
Jogaram ainda: Edinha; Tonny; Mauro; Silva.
Não utilizados: Sá Pereira; Zé Paula; Chusca.
Marcadores: Mineiro; Miguel.
Melhor em jogo:
17- MIGUEL
Sem comentários:
Enviar um comentário