domingo, maio 30, 2010

29ª JORNADA: S. Martinho 2-2 Cristina

Não conseguiu triunfar o Cristina na deslocação a Vila Frescainha S. Martinho, na jornada 29 (penúltima) do campeonato popular, II Divisão – Liga Águas de Barcelos. O empate de domingo 2-2, deixa os arcozelenses a quatro pontos de distância do Macieira, primeiro classificado, que venceu 5-1 o Lijó. Mas os de Rates têm mais dois jogos realizados: o Conselho de Disciplina da AFPB ainda não concluiu o inquérito ao jogo Leões da Serra – Cristina e, na última jornada (próximo domingo), o Macieira folga. O encontro que poderá decidir o título, porém, vai disputar-se já quinta-feira (feriado 3 de Junho), onde o Cristina está “proibido” de perder; os cristinistas fazem a recepção ao Macieira, partida referente à 28.ª ronda, adiada por compromissos dos forasteiros nas interconcelhias (final da Taça das Taças perdida, 2-1, para o Laundos).

A Juventude de S. Martinho jogava para a subida e confirmou o terceiro lugar na prova, ocupando assim a última vaga para a promoção; por seu turno, o Cristina tinha mais uma prova de fogo na caminhada para o título, acabando por marcar passo. O primeiro tempo do desafio foi mal jogado, pois as equipas acusaram a responsabilidade, embora logo no 1’, Abilheira, n.º10 do S. Martinho, em jogada individual na área, tenha tido a possibilidade de bater Sá Pereira. Os cristinistas só por uma vez subiram à baliza dos da casa, por Edinha, que rematou para fora. A grande ocasião de golo da etapa primeira foi mesmo do S. Martinho: após canto, a bola “queimou” a linha de golo, sendo Osso a afastar o perigo, perante os protestos dos jogadores da Juventude, que reclamaram golo.

Na segunda metade, aos 54’, o S. Martinho, por Bruno, pôs-se em vantagem: a bola sobrou para o n.º4, que, já dentro da área, atirou cruzado levando a bola a entrar junto ao poste, 1-0. Passado um minuto, e de novo a Juventude com hipótese de marcar: Abilheira correu isolado pelo corredor direito mas enviou a bola ao lado da baliza de Sá Pereira. Todavia, no minuto seguinte o Cristina “abanou” o jogo e partiu para a viragem no marcador: Edinha cruzou atrasado para Dantas, que surgiu na área a fuzilar e a restabelecer a igualdade, 1-1. Aos 61’, Mauro foi mais rápido que o guarda-redes da casa, passou-lhe a bola por cima e, em frente da baliza, apareceu Miguel a facturar o 1-2 para alegria dos adeptos do Cristina. Os de Arcozelo “mandavam” na partida, estavam consistentes, mas com o passar do tempo foram “oferecendo” terreno ao adversário, que logrou chegar ao empate perto do fim, aos 87’. Sá Pereira, guardião cristinista, fez falta fora da área e, pese o ângulo reduzido, Ricardo, n.º21 do S. Martinho, bateu o livre com força e colocação, fazendo o 2-2 final.

TEXTO e FOTOS: sérgio silva
________________________________________


Cristina no jogo

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira; Chusca; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Osso (capitão); Dantas; Mauro; Briosa; Edinha; Caixas.

Jogaram ainda: Miguel; Mineiro; Rui; Ivo Bota; Silva.

Não utilizados: Kaká; Zé Paula.

Marcadores: Dantas; Miguel


Melhor do Cristina:4 - MACHADO

quarta-feira, maio 19, 2010

27ª JORNADA: Baluganense 0-3 Cristina

O Cristina está de regresso à I Divisão do Campeonato Popular de Barcelos!! Após ter cumprido uma época nesse escalão, em 2007/08, e ter lutado ingloriamente até à última jornada pela manutenção, no domingo, em Balugães, o clube arcozelense vingou-se e garantiu a subida de divisão, dois anos depois da descida. Os muitos adeptos cristinistas que se deslocaram ao extremo Norte do concelho assistiram a um triunfo justo (0-3) e à promoção do emblema de Arcozelo. Contudo, ainda querem mais: desejam festejar a conquista do título! O Macieira (o outro candidato) também já é primo-divisionário, segue no primeiro posto, com 62 pontos (com mais dois pontos que o Cristina, mas também com mais dois jogos), e seria exactamente o próximo adversário cristinista… Todavia, em virtude de o clube de Macieira disputar, no domingo 23 de Maio, a final da interconcelhia Taça das Taças, a partida da jornada 28 (que será “o jogo do título”!) ficou agendada para o feriado de 3 de Junho, uma quinta-feira. Portanto, só para o domingo 30 de Maio os arcozelenses voltam a competir, deslocando-se a Vila Frescainha S. Martinho, para defrontar a Juventude.

O Cristina cedo começou a procurar o golo, mas as tentativas de alvejar a baliza do Baluganense iam saindo ao lado. Então, aos 21’, foram os da casa a criar verdadeiro perigo, quando os jogadores n.º8 e n.º9, dentro da área, “com tudo” para fazerem golo, não conseguiram superar Sá Pereira, nem a defesa cristinista, que acabou por afastar a bola. Passados oito minutos, na outra área, Mauro ultrapassou dois atletas contrários e tocou, devagar, o esférico por baixo do guardião baluganense, 0-1! Estava feito o mais difícil, naquela que passou a ser a melhor fase dos de Arcozelo, que, aos 38’, podiam ter ampliado para 0-2 a vantagem. Porém, Caixas, isolado, viu o guarda-redes da casa arrojar-se aos seus pés para recolher a bola.

Apesar do empenho do Baluganense e da motivação dos forasteiros, no segundo tempo só aos 75’ houve uma tentativa de finalização, com Briosa a enviar a bola ao lado da baliza, em remate de fora da área. No entanto, volvidos seis minutos, Serginho é agarrado e derrubado na área baluganense: penálti! Briosa “atacou” a ocasião soberana com convicção e fez o 0-2! O jogo dava “as últimas” e o vencedor estava encontrado, mas Ivo Trilho tinha “guardado” para o tempo extra o golo da manhã: grande pontapé, de longe, que levou a bola a entrar perto do vértice da baliza, 0-3! E ainda haveria tempo para Serginho ser vítima de uma má decisão do árbitro, que lhe exibiu cartão vermelho, aos 95’, devido a uma falta sem violência alguma.


TEXTO e FOTOS: sérgio silva
________________________________________
Cristina no jogo

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira; Zé Paula; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Osso (capitão); Dantas; Mauro; Briosa; Edinha; Caixas.

Jogaram ainda: Serginho; Silva; Toni; Mineiro; Mosca.

Não utilizados: Marco; Chusca.

Marcadores: Mauro; Briosa; Ivo Trilho.


Melhor do Cristina: 15- IVO TILHO

quarta-feira, maio 12, 2010

Cristina no Facebook

O Cristina aderiu às novas redes sociais, nomeadamente ao Facebook. Este espaço vai servir para, quem assim o entender, deixar comentários a jogos, fotografias, vídeos etc.

(clica em cima da imagem e adere já ao facebook)

quarta-feira, maio 05, 2010

26ª JORNADA: Cristina 3-1 Pedra Furada

O Cristina venceu pela 12.ª vez esta época em casa! No passado domingo, o Pedra Furada/Vilar de Figos deslocou-se ao campo de jogos de Stª Eugénia, saindo derrotado por 3-1 perante um Cristina consistente. O campeonato popular da II Divisão vai-se aproximando do fim (faltam quatro rondas), estando os cristinistas, de momento, no segundo lugar, com 57 pontos (com menos dois que o Macieira, mas também com menos dois jogos). Na próxima jornada (27.ª), o Cristina vai deslocar-se ao extremo Norte do concelho de Barcelos, para defrontar o Baluganense (a 16 de Maio – a prova pára no próximo fim-de-semana para dar “espaço” às interconcelhias).

O primeiro quarto de hora pertenceu por completo ao Cristina, que não permitiu que o adversário saísse do seu meio campo. Todavia, aos 15’, os forasteiros tiveram uma ocasião soberana. Dantas meteu os braços à bola tentando proteger a cara, dentro da área, tendo o árbitro decidido assinalar penálti. Sá Pereira esteve “enorme” na baliza, defendendo a bola para canto! Como quem não marca, sofre, à passagem da meia hora de jogo os da casa fizeram o 1-0. O guarda-redes do Pedra Furada/Vilar de Figos reteve o esférico demasiado tempo nas mãos e provocou livre indirecto. Na marcação, Dantas tocou para Ivo Trilho, que atirou a “contar”.

O Pedra Furada/Vilar de Figos entrou muito bem no segundo tempo, logrando empatar bem cedo o desafio, aos 53’. Um livre foi batido para a área cristinista, sendo a bola devolvida pela defesa da casa para o exterior da área, onde apareceu o n.º4, em zona frontal, a “encher” o pé para apontar o 1-1. A partir daqui, o golo podia “sorrir” a qualquer equipa e, aos 67’, Sá Pereira voltou a ser decisivo. O n.º 11 forasteiro, isolado pelo n.º10, rematou bem, mas o “keeper” do Cristina esticou-se e desviou a bola para o poste, acabando por ser a defesa a aliviar para canto! Um susto. Os da casa enfim “acordaram” e, construindo vários lances de perigo, foram em busca do triunfo. Aos 74’, Rui entrou em campo e, passado um minuto, foi agarrado na área contrária. Penálti! O próprio, com um remate seco, converteu o penálti em golo: 2-1. O Cristina elevaria ainda a vantagem, aos 90’, para 3-1: Rui rompeu pela esquerda assistindo Miguel (reforço de Inverno), que, na pequena área, encostou para o sucesso.


TEXTO e FOTOS: sérgio silva
________________________________________

Cristina no jogo

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira; Zé Paula; Machado; Pirikito; Mineiro; Osso (capitão); Dantas; Briosa; Edinha; Ivo Trilho; Caixas.

Jogaram ainda: Miguel; Mauro; Serginho; Rui.

Não utilizados: Kaká; Mosca; Chusca.

Marcadores: Ivo Trilho; Rui; Miguel.


Melhor do Cristina:11- RUI