
Não conseguiu triunfar o Cristina na deslocação a Vila Frescainha S. Martinho, na jornada 29 (penúltima) do campeonato popular, II Divisão – Liga Águas de Barcelos. O empate de domingo 2-2, deixa os arcozelenses a quatro pontos de distância do Macieira, primeiro classificado, que venceu 5-1 o Lijó. Mas os de Rates têm mais dois jogos realizados: o Conselho de Disciplina da AFPB ainda não concluiu o inquérito ao jogo Leões da Serra – Cristina e, na última jornada (próximo domingo), o Macieira folga. O encontro que poderá decidir o título, porém, vai disputar-se já quinta-feira (feriado 3 de Junho), onde o Cristina está “proibido” de perder; os cristinistas fazem a recepção ao Macieira, partida referente à 28.ª ronda, adiada por compromissos dos forasteiros nas interconcelhias (final da Taça das Taças perdida, 2-1, para o Laundos).


A Juventude de S. Martinho jogava para a subida e confirmou o terceiro lugar na prova, ocupando assim a última vaga para a promoção; por seu turno, o Cristina tinha mais uma prova de fogo na caminhada para o título, acabando por marcar passo. O primeiro tempo do desafio foi mal jogado, pois as equipas acusaram a responsabilidade, embora logo no 1’, Abilheira, n.º10 do S. Martinho, em jogada individual na área, tenha tido a possibilidade de bater Sá Pereira. Os cristinistas só por uma vez subiram à baliza dos da casa, por Edinha, que rematou para fora. A grande ocasião de golo da etapa primeira foi mesmo do S. Martinho: após canto, a bola “queimou” a linha de golo, sendo Osso a afastar o perigo, perante os protestos dos jogadores da Juventude, que reclamaram golo.


Na segunda metade, aos 54’, o S. Martinho, por Bruno, pôs-se em vantagem: a bola sobrou para o n.º4, que, já dentro da área, atirou cruzado levando a bola a entrar junto ao poste, 1-0. Passado um minuto, e de novo a Juventude com hipótese de marcar: Abilheira correu isolado pelo corredor direito mas enviou a bola ao lado da baliza de Sá Pereira. Todavia, no minuto seguinte o Cristina “abanou” o jogo e partiu para a viragem no marcador: Edinha cruzou atrasado para Dantas, que surgiu na área a fuzilar e a restabelecer a igualdade, 1-1. Aos 61’, Mauro foi mais rápido que o guarda-redes da casa, passou-lhe a bola por cima e, em frente da baliza, apareceu Miguel a facturar o 1-2 para alegria dos adeptos do Cristina. Os de Arcozelo “mandavam” na partida, estavam consistentes, mas com o passar do tempo foram “oferecendo” terreno ao adversário, que logrou chegar ao empate perto do fim, aos 87’. Sá Pereira, guardião cristinista, fez falta fora da área e, pese o ângulo reduzido, Ricardo, n.º21 do S. Martinho, bateu o livre com força e colocação, fazendo o 2-2 final.
TEXTO e FOTOS: sérgio silva________________________________________
Cristina no jogoJogaram pelo Cristina: Sá Pereira; Chusca; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Osso (capitão); Dantas; Mauro; Briosa; Edinha; Caixas.
Jogaram ainda: Miguel; Mineiro; Rui; Ivo Bota; Silva.
Não utilizados: Kaká; Zé Paula.
Marcadores: Dantas; Miguel
Melhor do Cristina:
4 - MACHADO