segunda-feira, janeiro 31, 2011

15ª JORNADA: Macieira 4-1 Cristina

O Cristina perdeu 4-1 na deslocação à 'casa' emprestada do Macieira (Pereira) e posiciona-se, agora, no décimo lugar da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos. A meia hora inicial deitou as aspirações cristinistas de um resultado positivo 'por terra', pois os anfitriões foram extremamente eficazes e marcaram três golos em 27 minutos (3-0 era o resultado ao intervalo). Na segunda parte, os de arcozelo tentaram aproximar-se no marcador, e conseguiram (embora perto do final), mas de seguida o Macieira voltou a estabelecer uma diferença de três golos. No próximo domingo (6 de Fevereiro), ronda 16, o Cristina recebe o Carvalhal.

Foi ao minuto 7 que o n.º10 macieirense (Sousa, o melhor marcador da II Divisão, na temporada passada) concluiu uma 'triangulação' em golo; e três minutos depois, o mesmo jogador bisou, ao aproveitar, de cabeça, uma bola 'bombeada' para a área que o guardião Sá Pereira não logrou interceptar. O Cristina tinha, aos 10', uma desvantagem de dois golos, o que momentaneamente não abateu a equipa, que subiu no terreno e, em duas situações, criou perigo: Serginho, aos 17', em remate à meia volta, obrigou o guarda-redes macieirense a efectuar defesa apertada para canto; Ivo Trilho, aos 20', rematou, também de fora da grande área, para nova intervenção do guardião. Mas aos 27', o Macieira, em novo 'raide', ampliou para 3-0 a sua vantagem! O n.º9 cruzou e o n.º7, literalmente em cima de Sá Pereira (que teve de ser substituído - entrou Kaká -, atingido que foi numa perna), cabeceou para as redes. Para os cristinista, bastante desmotivados, não ia ser nada fácil o encontro. Contudo, aos 40', o Cristina não marcou por muito pouco: uma bola atravessou a pequena área dos anfitriões onde, Caixas, Pirikito e Miguel não conseguiram encostar para o golo.

No segundo período, logo no primeiro minuto, Caixas, isolado por Zé Paula na marcação rápida de uma falta, ficou 'cara-a-cara' com o n.º1 macieirense mas este voltou a evitar o golo. Aos 51', Zé, acabado de entrar, correu pelo flanco esquerdo e centrou mas, de novo, o guardião do Macieira havia de se antecipar ao atacante cristinista (neste lance, Serginho), que se preparava para desviar a bola para a baliza. E aos 67', Pirikito, na pequena área, também só não marcou devido a intervenção providencial do 'keeper'. A bola não entrava, como não entrou aos 68', quando Miguel (que haveria de ser expulso, com vermelho directo, na jogada imediata - equívoco do árbitro, que alegou insultos), mesmo em cima da linha de golo, não conseguiu bater o guarda-redes, que incrivelmente evitou o tento cristinista. Marco, 'reforço de inverno', também tentou o êxito, aos 77', mas o livre frontal que exectuou foi desviado (novamente pelo 'redes'!) para a barra e saiu (pontapé de canto não assinalado pela arbitragem)! Mas "água mole em pedra dura, tanto dá até que fura": Rui, de cabeça, aos 85', na sequência de um canto, finalmente reduziu para 3-1! Todavia, após o golpe de saída, o Macieira chegou à área de 'rigor' cristinista e Chusca cometeu falta sobre o n.º13: o n.º4 bateu o penálti sem hipótese de defesa para Kaká, 4-1. Aos 90', Marco arriscou outra vez o remate de longe (nova defesa) e, aos 93', André Rego tentou colocar, em jeito, a bola no vértice da baliza macieirense, mas esta saiu por alto. O dia não era do Cristina.

Sérgio Filipe Silva
__________________________________________

O CRISTINA NO JOGO:


Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Osso; Rui; Tonny; Miguel; Serginho; Caixas.
Jogaram ainda: Kaká (GR); Marco; Zé; André Rego; Silva.
Não utilizados: Dantas; Hélder II.
Marcadores: Rui.

Melhor em jogo:
Serginho

terça-feira, janeiro 25, 2011

14ª JORNADA: Cristina 1-1 S. Martinho

Na primeira jornada (14.ª) da primeira volta, o Cristina voltou a ceder um empate em casa (o terceiro da temporada), não conseguindo superar o S. Martinho. A primeira etapa foi dominada pelo Cristina, que foi a vencer 1-0 para o descanso, contudo, no segundo período, os forasteiros aproveitaram o recuo dos cristinistas e atingiram a igualdade. O Cristina mantém o oitavo posto na tabela classificativa da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos, tem agora 15 pontos, e na 15.ª ronda, a 30 de Janeiro, vai ao terreno do rival Macieira, que na época passada travou uma acesa disputa pelo título de campeão da II Divisão com os arcozelenses.


Foi do S. Martinho, aos 12', uma das primeiras chances de golo: o n.º13, em velocidade pelo flanco esquerdo, rematou à saída do guarda-redes Sá Pereira, valendo Machado, que foi providencial ao tirar a bola mesmo em cima da linha de golo. Mas aos 19', Rui pôs os da casa em vantagem: à entrada da pequena área, fez um 'chapéu' ao guarda-redes, confirmando o golo depois de o contornar. Com o 1-0, o Cristina ficou tranquilo e poderia ter ampliado a vantagem, por Tonny, quando aos 24' foi lançado em profundidade e rematou cruzado muito perto do poste. Porém, perto do intervalo, seria o S. Martinho a ter hipótese de marcar: o n.º18 atirou à barra e o n.º25, na segunda tentativa, enviou a bola por cima da baliza.


Na segunda parte, o Cristina optou por defender a vantagem e 'desceu' em demasia no terreno. Aos 48', o n.º13 do S. Martinho, em remate cruzado, à entrada da grande área, solicitou Sá Pereira para boa defesa; aos 68', os visitantes estiveram perto do golo, o n.º7 cruzou para o n.º17, que não concretizou porque Machado, e depois Chusca, afastaram o perigo; mas aos 74', o S. Martinho chegou mesmo à igualdade a um, golo apontado, na pequena área, pelo n.º17. Rui, aos 81', com um pontapé à meia volta, obrigou o guardião contrário a aplicar-se e, passados três minutos, foi Sá Pereira a salvar a sua equipa, ao fazer grande defesa, quando o n.º10 apareceu sozinho na sua frente. Em 'cima' do minuto 90, Marco (ex-Palme, como Briosa, que está de regresso ao Cristina), rematou cruzado mas a bola saiu rente ao poste, gorando-se a última oportunidade.

TEXTO: Sérgio Filipe Silva
FOTOS: Arquivo
___________________________________________________

O CRISTINA NO JOGO:

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Chusca; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Osso; Rui; Briosa; André Rego; Serginho; Tonny.
Jogaram ainda: Miguel; Marco; Zé; Silva; Dantas.
Não utilizados: Zé Paula; Kaká (GR).
Marcadores: Rui
Melhor em jogo:
Machado

terça-feira, janeiro 18, 2011

13.º ANIVERSÁRIO

O Cristina festeja hoje o 13.º aniversário

13ª JORNADA: Cristina 4-1 Águas Santas

A ronda 13 do Campeonato de Futebol Popular da I Divisão ficou marcada pelos regressos... do Cristina às vitórias (a primeira em casa!) e, também (e não só), de Chico Baixinho ao comando técnico do clube. Esta foi a última jornada da primeira volta, o que quer dizer que, pese embora a tranquila classificação, os arcozelenses precisaram de meio campeonato para triunfarem no seu reduto, onde, curiosamente, na temporada passada, apenas cederam um empate. O Águas Santas apresentou-se em Santa Eugénia como um perigoso perseguidor, que estava a apenas um ponto dos cristinistas, mas foram os da casa a dominar quase por completo o encontro, embora ao intervalo se registasse um empate a zero. O 4-1 final é mesmo o melhor ‘score’ do Cristina na prova. Os arcozelenses estão agora na oitava posição, com 14 pontos, e recebem na ronda 14, início da segunda volta, o S. Martinho: sábado, 22 de Janeiro, às 15 horas.

O primeiro sinal de perigo no desafio foi dado por Rui, ao minuto 17, de livre directo, que deu canto; na sequência da marcação do pontapé de canto, Machado, já na pequena área, atirou por cima. De livre, também o Águas Santas chegou à baliza de Sá Pereira: o n.º7 enviou a bola à barra. Aos 21’, Machado bateu um livre para área forasteira e Rui, de primeira, chutou por alto; o n.º11 cristinista, aos 29’, chegou a introduzir a bola na baliza do Águas Santas, mas estava em fora-de-jogo. E passado um minuto, o mesmo jogador lançou André Rego, que, isolado, tentou o ‘chapéu’ ao ‘keeper’ visitante, mas este desviou a bola para canto (não assinalado pela arbitragem). Aos 32’, de novo Rui em evidência: solto na área e à saída do guarda-redes, tentou meter-lhe o esférico por baixo, contudo, o n.º1 do Águas Santas opôs-se, negando o golo.

Aos 48’, Tonny parece ter sofrido falta na área contrária, que não foi assinalada, mas, no minuto seguinte, Serginho rompeu pelo flanco direito, centrou como mandam as ‘regras’ e André Rego encostou, de cabeça, para as redes. O mais difícil estava conseguido, que era ‘inaugurar o placard’ e ‘quebrar o enguiço’ de tantas oportunidades desperdiçadas. Aos 59’, o autor do 1-0 tentou de novo a sorte mas chutou por alto; nesse mesmo minuto, Osso foi à linha de fundo e cruzou, porém, Miguel (também de regresso), na primeira vez que tocou na bola, falhou o desvio para a baliza. Mas o desafio pertencia ao Cristina que, aos 67’, por Zé, chegou ao 2-0, após grande jogada individual e remate fulminante do recém-entrado atacante. André Rego, aos 69’, fez mais uma finalização, que todavia o guardião do Águas Santas defendeu com dificuldade, mas no minuto imediato, Miguel apontou um canto e Rui, de cabeça, facturou: 3-0. Mas não corria tudo de feição, o regressado Ivo Bota (fez o segundo jogo, já jogara em Carapeços) viu cartão vermelho directo (excesso de zelo por parte do árbitro). Aos 88’, Pirikito, que já havia enviado uma bola à barra, subiu de novo à área do Águas Santas e amorteceu a bola para Chusca encostar para o 4-0. Mas, volvido um minuto, o n.º10 dos visitantes reduziu, 4-1, batendo Kaká, que entretanto substituíra Sá Pereira. A última jogada do embate foi protagonizada por Dantas (outro regressado aos jogos), aos 93’, quando progrediu em drible e tocou para Zé, que errou o 'alvo'.


Texto: Sérgio Filipe Silva
Fotos: Arquivo
_________________________________________________


O CRISTINA NO JOGO:

Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Chusca; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Ivo Bota; Osso; Rui; Tonny; André Rego; Serginho.
Jogaram ainda: Miguel; Zé; Dantas; Silva; Kaká (GR).
Não utilizados: Zé Paula; Góios.
Marcadores: André Rego; Zé; Rui; Chusca
Melhor em jogo:
Rui