O Cristina perdeu 4-1 na deslocação à 'casa' emprestada do Macieira (Pereira) e posiciona-se, agora, no décimo lugar da I Divisão do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos. A meia hora inicial deitou as aspirações cristinistas de um resultado positivo 'por terra', pois os anfitriões foram extremamente eficazes e marcaram três golos em 27 minutos (3-0 era o resultado ao intervalo). Na segunda parte, os de arcozelo tentaram aproximar-se no marcador, e conseguiram (embora perto do final), mas de seguida o Macieira voltou a estabelecer uma diferença de três golos. No próximo domingo (6 de Fevereiro), ronda 16, o Cristina recebe o Carvalhal.
Foi ao minuto 7 que o n.º10 macieirense (Sousa, o melhor marcador da II Divisão, na temporada passada) concluiu uma 'triangulação' em golo; e três minutos depois, o mesmo jogador bisou, ao aproveitar, de cabeça, uma bola 'bombeada' para a área que o guardião Sá Pereira não logrou interceptar. O Cristina tinha, aos 10', uma desvantagem de dois golos, o que momentaneamente não abateu a equipa, que subiu no terreno e, em duas situações, criou perigo: Serginho, aos 17', em remate à meia volta, obrigou o guarda-redes macieirense a efectuar defesa apertada para canto; Ivo Trilho, aos 20', rematou, também de fora da grande área, para nova intervenção do guardião. Mas aos 27', o Macieira, em novo 'raide', ampliou para 3-0 a sua vantagem! O n.º9 cruzou e o n.º7, literalmente em cima de Sá Pereira (que teve de ser substituído - entrou Kaká -, atingido que foi numa perna), cabeceou para as redes. Para os cristinista, bastante desmotivados, não ia ser nada fácil o encontro. Contudo, aos 40', o Cristina não marcou por muito pouco: uma bola atravessou a pequena área dos anfitriões onde, Caixas, Pirikito e Miguel não conseguiram encostar para o golo.
No segundo período, logo no primeiro minuto, Caixas, isolado por Zé Paula na marcação rápida de uma falta, ficou 'cara-a-cara' com o n.º1 macieirense mas este voltou a evitar o golo. Aos 51', Zé, acabado de entrar, correu pelo flanco esquerdo e centrou mas, de novo, o guardião do Macieira havia de se antecipar ao atacante cristinista (neste lance, Serginho), que se preparava para desviar a bola para a baliza. E aos 67', Pirikito, na pequena área, também só não marcou devido a intervenção providencial do 'keeper'. A bola não entrava, como não entrou aos 68', quando Miguel (que haveria de ser expulso, com vermelho directo, na jogada imediata - equívoco do árbitro, que alegou insultos), mesmo em cima da linha de golo, não conseguiu bater o guarda-redes, que incrivelmente evitou o tento cristinista. Marco, 'reforço de inverno', também tentou o êxito, aos 77', mas o livre frontal que exectuou foi desviado (novamente pelo 'redes'!) para a barra e saiu (pontapé de canto não assinalado pela arbitragem)! Mas "água mole em pedra dura, tanto dá até que fura": Rui, de cabeça, aos 85', na sequência de um canto, finalmente reduziu para 3-1! Todavia, após o golpe de saída, o Macieira chegou à área de 'rigor' cristinista e Chusca cometeu falta sobre o n.º13: o n.º4 bateu o penálti sem hipótese de defesa para Kaká, 4-1. Aos 90', Marco arriscou outra vez o remate de longe (nova defesa) e, aos 93', André Rego tentou colocar, em jeito, a bola no vértice da baliza macieirense, mas esta saiu por alto. O dia não era do Cristina.
Sérgio Filipe Silva
__________________________________________
O CRISTINA NO JOGO:
Jogaram pelo Cristina: Sá Pereira (GR); Zé Paula; Machado; Pirikito; Ivo Trilho; Osso; Rui; Tonny; Miguel; Serginho; Caixas.
Jogaram ainda: Kaká (GR); Marco; Zé; André Rego; Silva.
Não utilizados: Dantas; Hélder II.
Marcadores: Rui.
Melhor em jogo:
Serginho