Sangue, suor, sorte e suspense. O Cristina foi feliz no regresso à I Divisão do futebol popular de Barcelos. Bateu a Juventude de S. Martinho, rival também recém-promovido, 1-2, com um fabuloso golo de Serginho, já ao minuto 97! A monotonia do primeiro período contrastou com a emoção dos ‘intermináveis’ minutos finais da partida, que deram o empate ao S. Martinho (96’) e o volte-face cristinista no golpe de saída imediato! Auspiciosa entrada do Cristina na prova, ao vencer no terreno de um concorrente directo.
Só muito perto da meia hora de jogo (29’) houve um remate a uma das balizas: Ricardo, reforço do Cristina para 2010/11, rematou rente ao poste da baliza do S. Martinho, embora fraco. O futebol expectante e pouco produtivo das equipas, costuma dizer-se, é típico dos inícios de época. Aos 43’, Silva fez um mau atraso para o guarda-redes Kaká e, por pouco, o n.º18 dos da casa não aproveitou para abrir o marcador.
No segundo tempo, as oportunidades de golo teimavam em não surgir, a velocidade do jogo era baixa. À passagem do minuto 65, o n.º17 do S. Martinho, após marcação rápida de um livre, entrou na área do Cristina, pela esquerda, e enviou a bola ao poste da baliza à guarda de Kaká. Porém, seriam os forasteiros a marcar primeiro: Dantas apontou um canto, aos 74’, e Rui, à entrada da pequena área, parou a bola no peito e fuzilou, com categoria, para o 0-1. A gestão do encontro feita pelo Cristina não deixava o S. Martinho acercar-se da área arcozelense mas, a 6 minutos dos 90, Ivo Trilho foi expulso por acumulação de cartões amarelos. Então, em tempo extra (95’), Dantas cometeu falta no interior da grande área do Cristina. Penálti. Na marcação, o n.º23 do S. Martinho fez o 1-1. Bola ao centro. Na sequência do golpe de saída, Rui pontapeou alto para a frente, Serginho (que entrara aos 68’, e que, logo depois, havia sangrado, ao ser atingido na face por um opositor – lance polémico) dominou a bola de peito, no ‘coração’ da área, e com uma ‘bicicleta’ perfeita conseguiu atirar para um golo artístico! Apito final: 1-2!
TEXTO E FOTOS: Sérgio Filipe Silva
_______________________________________________________
Cristina no jogo
Jogaram pelo Cristina: Kaká; Hélder I; Silva; Pirikito; Ivo Trilho; Hélder II; Rui (capitão); Mauro; Miguel; Ricardo; Zé.
Jogaram ainda: Dantas; Caixas; Tonny; Serginho; Zé Paula.
Não utilizados: Sá Pereira; Mário.
Marcadores: Rui; Serginho.
Melhor em jogo: Serginho